DENGUE - Publicado em: 19/04/2024

Jovem de 21 anos é a primeira vítima de dengue no Rio Grande do Norte.


O Rio Grande do Norte registrou a primeira morte causada por dengue em 2024. A morte aconteceu em março e a confirmação da causa se deu na última semana pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

A vítima é uma mulher que morava em Itaú, no Alto Oeste potiguar, e ficou internada no hospital de Pau dos Ferros. A informação foi confirmada pela família.

Wigna Monielly Cosmo da Silva tinha de 21 anos. Segundo a família, ela era saudável e não tinha problemas de saúde.

Porém, o laudo do óbito, ao qual a Inter TV Costa Branca teve acesso, informa que a morte foi causada por “dengue hemorrágica” e “distúrbio hidroeletrolítico” – o que ocorre quando a pessoa perde grandes quantidades de líquidos e eletrólitos.

Pai de Wigna, o pescador Sebastião Cosmo da Silva, disse que a jovem também era pescadora e deixou dois filhos – uma menina de 2 anos e um menino de 5 meses.

Ela deu entrada no Hospital Regional de Pau dos Ferros por volta de 13h do dia 20 de março, segundo a família, mas morreu por volta de 1h da madrugada do dia 21.

Fonte: g1 RN

SAÚDE - Publicado em: 19/04/2024

SALVANDO VIDAS: Hospital regional Josefa Alves Godeiro é destaque na linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio.


O projeto Sprint iniciou no ano de 2022 em virtude do Estado do RN ter os piores indicadores do Brasil e do mundo em relação a mortalidade por infarto.

No hospital regional Josefa Alves Godeiro a Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio (LCIAM) foi implementado no ano de 2023 e completou esse mês.

O hospital se destacou no RN pela redução da mortalidade por infarto em mais de 50%, outros indicadores como tempo porta x eletro (ECG) e Porta x agulha tem sido também uma marca do hospital que tem se destacado positivamente como um dos melhores hospitais em relação ao LCIAM.

Vale ressaltar que o projeto Sprint/LCIAM trata-se de uma parceria Público - Privado firmado entre a Secretária de Estado da Saúde Pública (SESAP-RN) e Boehringer (indústria farmacêutica alemã) fabricante do trombolítico Alteplase o único utilizado em casos de IAM.

POLITICA - Publicado em: 19/04/2024

João Câmara: Erivan da Vila Nova (Cuica) e Família declara apoio ao projeto politico do vereador Rubinho Vicente.


O vereador Rubinho Vicente (União Brasil) recebeu nesta sexta-feira (19) abril o apoio de Erivan da Vila Nova (conhecido por Cuica) e família ao seu projeto político.

Rubinho Vicente vem fortalecendo seu grupo e suas bases políticas visando as eleições de 2024.

SAÚDE - Publicado em: 19/04/2024

João Câmara: Secretaria Municipal de Saúde realiza ações alusivas ao ‘Abril Verde’.


Dando sequência as ações relacionadas ao ‘Abril Verde’,a Secretaria Municipal de Saúde e a Área Técnica de Saúde do Trabalhador, realizou uma Palestra Interwtiva so o Abril Verde: Notificar para Promover Saúde e Segurança no Trabalho.

O evento teve como público alvo os trabalhadores e trabalhadoras da empresa Medeiros Galvão. A palestra foi conduzida pelo Heriberto Paulino: Referência Técnica em Saúde do Trabalhador.

Teve também a participação de colaboradoras da empresa: Aline Nascimento: supervisora de serviço segurança e Mayrla Kardinaly estagiária em segurança do trabalho.

ANIVERSÁRIANTE DO DIA - Publicado em: 18/04/2024

João Câmara: Vereador Amistrong Bezerra parabeniza seu filho Vinicius Victor Bezerra pela passagem do seu Aniversário.


FELIZ ANIVERSÁRIO! – O vereador Amistrong Bezerra parabeniza nesta quinta-feira (18) seu filho Vinicius Victor Bezerra pela passagem do seu Aniversário.

Ao longo de todo o dia de hoje vem recebendo felicitações e homenagens com muito Amor e carinho, além de votos de FELIZ ANIVERSÁRIO, de amigos e familiares, Todos estão felizes com a passagem desta data tão especial que é o seu aniversário.

REUNIÃO - Publicado em: 18/04/2024

Parazinho: Prefeito Carlinhos de Veri se reúne com membros do Conselho Tutelar e discute demandas.


O prefeito de Parazinho, Carlinhos de Veri cumpriu agenda de trabalho nesta quarta-feira (17) com membros do Conselho Tutelar do município, oportunidade para conhecer melhor o trabalho dos atuais conselheiros.

Na ocasião, o prefeito Carlinhos de Veri recebeu as demandas e discutiu as principais necessidades do Conselho Tutelar do município.

O prefeito Carlinhos de Veri terminou o dia de trabalho com sua equipe de auxiliares planejando os próximos eventos da cidade, como o Parazinho Cidade Junina e a festa de emancipação política do município.

AÇÃO - Publicado em: 18/04/2024

Prefeitura de São Bento do Norte realiza audiência pública de elaboração da LDO 2025.


Nesta quarta-feira (17/04), aconteceu uma importante audiência pública de elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de São Bento do Norte, contou com a presença de representantes de diversas secretarias municipais, bem como da sociedade civil.

Na oportunidade, além do Prefeito Dão e outros tantos representantes do Poder Executivo municipal, estiveram presentes representantes do Poder Legislativo.

A audiência pública é um importante instrumento de democracia social, que abre espaço para todos os segmentos da sociedade se expressarem e sugerirem, qualificando quais as prioridades da gestão pública para os investimentos financeiros para o próximo ano, visando melhorar a qualidade de prestação de serviços a sociedade.

JUSTIÇA - Publicado em: 18/04/2024

João Câmara: Tico dos Transportes é absolvido e blogueiro da oposição perde processo na justiça por ausência de provas.


FRANCISCO CANINDÉ ALVES DA SILVA, mais conhecido como TICO DOS TRANSPORTES

O senhor FRANCISCO CANINDÉ ALVES DA SILVA, mais conhecido como TICO DOS TRANSPORTES, foi absolvido por falta de provas em um processo movido pelo blogueiro Jasão, que o acusava de ter cometido o crime de ameaça contra o blogueiro Jasão.

O processo nº 0801534-25.2023.8.20.510 tramita no JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL DA COMARCA DE JOÃO CÂMARA, o qual teve sentença de absolvição por ausência de provas.

Vale lembrar que esses fatos vieram a público na época, onde o blogueiro afirmava que tinha sido ameaçado em seu ambiente de trabalho, na época o mesmo foi cedido a outra repartição pública onde também não durou muito tempo e foi devolvido ao município.

MISTÉRIO - Publicado em: 18/04/2024

GALINHOS: Quem jogou as fotos dos ex vereadores no lixo?


GALINHOS(RN) - A população da Ilha foi pega de surpresa com os achados no lixo da cidade.

Populares encontraram quadros que são de antigos vereadores e vereadoras que deveriam está na galeria da câmara municipal, a população ficou em choque ao ver tamanho descaso aos antigos colaboradores da cidade.

Os populares fizeram a retirada dos quadros do lixo, colocaram em uma calçada como mostra o vídeo, todos indignados com a situação e querendo saber quem foi o autor de tamanha falta de respeito.

A quem atribuir essa falta de respeito? quem é o culpado? É SOMENTE UMA PERGUNTA.

Deixamos aqui o espaço aberto para o presidente da câmara caso ele queira explica essa situação.

 Matéria Exclusiva/ Netinho Faustino

GERAL - Publicado em: 17/04/2024

MST ocupa antiga usina açucareira em Ceará-Mirim na madrugada desta terça-feira, 16.


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou mais duas ocupações no Rio Grande do Norte nesta semana. O acampamento José Alves da Silva foi feito na madrugada do último sábado (13) na fazenda Campos Novos, município de Santa Maria, com 80 famílias. Já nesta terça (16), os sem-terra montaram o acampamento Vicente Alves em Ceará-Mirim, com cerca de 300 famílias.

As ações fazem parte do “Abril Vermelho”, um mês concentrado de ocupações e mobilizações dos sem-terra pela aceleração da reforma agrária no País. Neste ano, o tema da campanha é ‘Ocupar para o Brasil alimentar’.

Ao longo deste mês, estão previstas atividades em todas as grandes regiões do país, nos territórios onde o Movimento Sem Terra está mobilizado, e tendo como principais dias de luta o período entre 15 a 19 de abril.

Com informações Saiba Mais e Portal 98Fm

FIQUE SABENDO - Publicado em: 17/04/2024

Força Nacional do SUS chega ao RN para atender população em áreas isoladas por enchentes em Ipanguaçu.


Uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (17) para atuar durante pelo menos 10 dias no suporte à população de áreas isoladas por causa das enchentes em Ipanguaçu, na região Oeste do estado.

O município decretou estado de calamidade no início de abril, após os transbordamentos de açudes da região deixarem várias comunidades ilhadas.

O grupo é formado por oito profissionais, entre enfermeiros e médicos. De acordo com o superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Jalmir Simões, o município fez um relatório sobre a situação da famílias que estão em áreas isoladas ou abrigadas em escolas da cidade.

A partir do relatório, o estado solicitou a presença dos técnicos do Ministério da Saúde para visitarem as áreas afetadas. A visita técnica ocorreu há cerca de quatro dias, junto com equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, e secretarias de saúde pública do estado e município. Entre os problemas identificados, estava o aumento dos casos de doenças, principalmente viroses.

“Diante dessa situação, os técnicos do Ministério da Saúde vieram fazer o reconhecimento e entenderam a necessidade de enviar esse apoio da Força Nacional do SUS. A equipe é capacitada para esse tipo de situação”, afirmou o superintendente.

Na manhã desta quarta (17), a equipe da Força Nacional participou de uma reunião na Secretaria de Saúde Pública do RN, em Natal. Da capital, o grupo segue para Ipanguaçu, onde deve se reunir com as equipes locais para definir um plano de ação.

A equipe vai oferecer assistência de saúde às famílias, realizar vacinação, entre outros tipos de atendimentos. “Eles trazem também um kit calamidade, composto por medicamentos e insumos”, afirmou Jalmir.

Segundo a Prefeitura de Ipanguaçu, o município ainda segue com três bairros alagados e 16 comunidades rurais isoladas. No entanto, a lâmina de sangria do açude local reduziu de 38 centímetros, registrados na semana passada, para 14 centímetros.

Fonte: G1 RN

FIQUE SABENDO - Publicado em: 17/04/2024

Professores da UFRN decidem entrar em greve a partir de 22 de abril.


Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiram, nesta terça-feira (26), entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (22). A decisão é resultado de um plebiscito, que contou com a participação de 1.820 dos 2.396 docentes aptos a votar.

Realizada nos dias 15 e 16 de abril, através do site do ADURN-Sindicato, a consulta registrou 62,52% dos votos favoráveis e 34,06% dos votos contrários à deflagração da greve. Se abstiveram na votação 3,40% dos participantes.

As principais demandas incluem reajuste salarial, reestruturação da carreira e recomposição do orçamento das instituições federais de ensino.

Além disso, os professores da UFRN veem a greve como uma forma de apoio aos servidores técnico-administrativos que já estão em greve desde 14 de março, exigindo a recomposição de perdas salariais e a reestruturação de carreiras.

POLITICA - Publicado em: 17/04/2024

João Câmara: Darcy Leonardo e Família declara apoio politico ao projeto politico do Vereador Rubinho Vicente.


O vereador Rubinho Vicente (União Brasil) recebeu nesta terça-feira (16) abril o apoio de Darcy Leonardo e Família ao seu projeto político.

Rubinho Vicente vem fortalecendo seu grupo e suas bases políticas visando as eleições de 2024.

BBB 24 - Publicado em: 17/04/2024

Davi é campeão do BBB 24 com 60% dos votos e leva maior prêmio da história.


Enfim, campeão! Davi Brito venceu o Big Brother Brasil 24, na noite dessa terça-feira (16/4), com 60,52% dos votos. Assim, ele se torna o homem mais jovem a vencer o reality, com 21 anos.

O baiano foi o favorito do público na grande Final, e levou para casa o maior prêmio da história do reality de R$2,92 milhões, além de um carro de R$ 303.000 (Chevrolet Trailblazer, S10 High Country 2025). Segundo Tadeu Schmidt, o vencedor também vai ganhar um documentário do Globoplay sobre a vida dele.

No pódio, o vice-campeão foi o gaúcho Matteus Amaral, com 24,25% dos votos, que levou o prêmio de R$150 mil. Em terceiro lugar, com 14,98% dos votos, Isabelle Nogueira garantiu R$ 50 mil.

CNN Brasil

AÇÃO PARLAMENTAR - Publicado em: 17/04/2024

Vereador Luilson Caraúbas solicita a contratação de 01 fisioterapeuta e 02 psicólogos para atendimento no CEM para atender pacientes na fila de espera.


Em seu pronunciamento na Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15) de abril o vereador Luilson Caraúbas (União Brasil) solicitou através de projeto de indicação 49/2024 a contratação de 01 fisioterapeuta e 02 psicólogos para atendimento no CEM para atender pacientes na fila de espera.

Na oportunidade Luilson solicitou o serviço de pavimentação a paralelepípedo da rua Luiza Nunes no Bairro Bela Vista, por fim solicitou o serviço de roço das margens da estrada vicinal de acesso ao Brejinho II.

O projeto de indicação e requerimentos do vereador Luilson Caraúbas foi aprovado por unanimidade e será encaminhado ao poder executivo.

Por Jadson Nascimento (Via Blog do jadson)

AÇÃO PARLAMENTAR - Publicado em: 16/04/2024

João Câmara: Vereador Fernando Guilherme solicita unidade móvel de saúde para o Assentamento Santa Terezinha.


Na sessão ordinária da câmara municipal de João Câmara desta segunda-feira (15/04), o vereador Fernando Guilherme (PP), apresentou proposta em nome do Assentamento Sta Terezinha, para que a Comunidade volte a receber os atendimentos da unidade móvel de saúde.

O vereador ressaltou a importância da frequência desse serviço no assentamento, uma vez que a comunidade é atendida na UBS do Amarelão, a qual conta com uma demanda muito grande, pois além de sua própria demanda, tem que cobrir o Serrote de São Bento e o Assentamento Sta Terezinha.

A proposta do vereador Fernando Guilherme foi aprovada por unanimidade e será encaminhada para o gabinete do prefeito e do secretário de saúde para as devidas providências.

FIQUE SABENDO - Publicado em: 16/04/2024

Hospital Walfredo Gurgel corta alimentação para servidores e acompanhantes.


O Hospital Walfredo Gurgel, maior unidade de saúde da rede pública do Rio Grande do Norte, cortou as refeições para servidores e acompanhantes a partir desta terça-feira (16).

Segundo apurou a 98 FM, a suspensão é decorrente do desabastecimento de alguns gêneros alimentícios. O estoque disponível está sendo direcionado prioritariamente para os pacientes internados.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou que está acompanhando a situação. “A partir de ações que estão em curso hoje, a situação será normalizada dentro dos próximos dois dias, garantida nesse período a alimentação de todos os pacientes internados”, afirmou a pasta.

Portal 98 FM

 

AÇÃO PARLAMENTAR - Publicado em: 16/04/2024

Vereador Amistrong Bezerra solicita a recuperação da pavimentação a paralelepípedo das margens da Rodovia BR 406 que dá acesso a entrada de Morada Nova.


Em seu pronunciamento na Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15) de abril o vereador Amistrong Bezerra (União Brasil) solicitou através do requerimento nº219/2024 solicitando a recuperação da pavimentação a paralelepípedo das margens da Rodovia BR 406 que dá acesso a entrada de Morada Nova.

Na oportunidade Amistrong solicitou a prefeitura municipal informações sobre o andamento do processo de implantação do Distrito Industrial Multissetorial do município de João Câmara para instalação de estabelecimentos industriais e oficinas mecânicas.

O requerimento e projeto de indicação do vereador Amistrong Bezerra foi aprovado por unanimidade e será encaminhado ao poder executivo.

Por Jadson Nascimento (Via Blog do jadson)

PESQUISA - Publicado em: 16/04/2024

PESQUISA AGORASEI/ BG/ PUREZA ESTIMULADA: Ricardo Brito lidera a disputa com 45,4% das intenções de voto.


Pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei, no município de Pureza, mostra Ricardo Brito liderando a corrida sucessória naquele município da microrregião do Litoral Nordeste Potiguar.

 De acordo com os números da pesquisa, na questão estimulada ele surge com 45,4% das intenções de voto. Já o seu provável adversário, Kayrim Medeiros, é citado por 35,7% dos das pessoas entrevistadas.

 Aqueles entrevistados que dizem votar branco ou nulo somam 3,4%, enquanto os sem opinião ou que não responderam totalizam 15,5%.

 Sobre a pesquisa

 A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 de abril deste ano e ouviu 350 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de Pureza RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.1 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE com a identificação RN-00654/2024.

AÇÃO PARLAMENTAR - Publicado em: 16/04/2024

João Câmara: Vereadora Irani solicita um psicólogo, uma vez por semana, para atendimento nos postos de Saúde de Morada Nova e Queimadas.


Em seu pronunciamento na Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15) de abril a vereadora Irani Antunes (União Brasil) solicitou através do projeto de indicação nº 48/2024 que seja encaminhando um psicólogo, uma vez por semana, para atendimento nos Postos de saúde de Morada Nova e Queimadas.

O projeto de indicação da vereadora Irani Antunes foi aprovado por unanimidade e será encaminhado ao poder executivo.

Por Jadson Nascimento (Via Blog do jadson)

Próxima página Última página