SECA - Publicado em: 22/05/2018

Municípios têm até sexta-feira(25) para comunicar situação de seca ao Governo Federal.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta prefeituras de 153 cidades do Rio Grande do Norte inseridas no decreto estadual de situação de emergência (nº 27.764 de 16 de março de 2018), para que preencham o Formulário de Informação do Desastre (FIDE), ferramenta de comunicação oficial do Ministério da Integração Nacional para informação da situação de emergência pela seca. O prazo encerra na próxima sexta-feira (25).

O preenchimento do FIDE é de fundamental importância para a continuidade de ações emergenciais de combate aos efeitos da seca. Caso a prefeitura não informe sua situação através do formulário, o Ministério da Integração poderá não disponibilizar recursos para tomada de medidas importantes no município, como a Operação Vertente, do Governo do Estado, que abastece as populações da zona urbana através de caminhões-pipa; e a Operação Carro Pipa, do Exército Brasileiro, que abastece a população que vive na zona rural.

Mesmo com as chuvas que caíram nos últimos meses, é necessário que os municípios preencham o FIDE, uma vez que os dados inseridos no formulário devem ser referentes ao período entre setembro de 2017 a fevereiro de 2018, quando houve pouca chuva e as cidades ainda sofriam com a escassez hídrica.

POLITICA - Publicado em: 21/05/2018

Eleição Suplementar: Repercute nas redes sociais o texto postado pelo ex-prefeito Aldo Torquato sobre o acordão.


NÃO DÁ PRA ACREDITAR! Em cinquenta anos de atividade política já vi muita coisa. Quase nada me surpreende mais. No entanto, nunca tinha visto um acordo político já nascer morto, com data de validade vencida. Pois foi o que senti a semana passada quando, ouvindo a rádio do ex-prefeito Vavá, escutei o mesmo afirmar que os vavazeiros deveriam votar no 55 só uma vez, porque na próxima eleição municipal de 2020, o candidato será o filho dele ou o neto. 
Natural, portanto, que façamos o seguinte raciocínio: já que daqui a dois anos os dois estarão em palanques separados, ou seja, voltarão a ser inimigos novamente, que interesse o ex-prefeito Vavá teria no sucesso da administração da sua atual candidata? Nenhum, é evidente! 
Estamos, portanto, diante de um caso raro de aliança que já nasceu morta.
Se não deseja o sucesso administrativo da sua candidata, então essa aliança é só por vingança mesmo, sem nenhum objetivo maior, que não seja saciar o instinto de preservação de lideranças superadas pelo tempo, que governaram por trinta anos e nos legaram a herança de 55 milhões de reais em dividas (sobre isso, todos concordam), nos colocando na vergonhosa posição de município campeão em dívidas no estado.

INSS - Publicado em: 21/05/2018

Auxílio-doença: prazo para agendar perícia no INSS termina nesta segunda-feira(21).


Termina nesta segunda-feira (21) o prazo para quem recebe auxílio-doença agendar a perícia no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ao todo, 59,1 mil pessoas foram convocadas a fazer a perícia e quem perder o prazo terá o benefício suspenso (veja os nomes das pessoas convocadas).

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, 47,4 mil beneficiários ainda não marcaram a perícia.

Para fazer o agendamento, a pessoa que recebe o auxílio-doença precisa ligar na Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135. O atendimento é das 7h às 22h.

A convocação faz parte do pente-fino que o governo federal tem feito desde 2016 nos benefícios por incapacidade pagos pelo INSS.

ESPORTE - Publicado em: 21/05/2018

FNF entrega materiais esportivos para clubes Sub-15 do Campeonato Potiguar.

Em solenidade realizada na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol o presidente José Vanildo da Silva fez a entrega de materiais esportivos e bolas às equipes que disputam o Campeonato Potiguar Sub-15 Loterias Caixa 2018.

Participaram do evento os representantes do ABC, Força e Luz, Globo FC, Mossoró, Natal, Palmeira, Riachuelo, Rio Grande e Santa Cruz de Natal. América-RN, Comercial e Coríntians justificaram a ausência e não enviaram dirigentes.

“São materiais que auxiliarão aos clubes no desenvolvimento dos seus trabalhos com a formação das categorias de base. O Campeonato Potiguar Sub-15 está em desenvolvendo, teremos ainda o Sub-19, a Copa Brasileira de Seleções Sub-20, sempre com o apoio da nossa Federação. Esses materiais são uma forma de contribuir e apoiar os projetos dos clubes”, ressaltou o presidente da FNF.

ENEM - Publicado em: 21/05/2018

Estudantes têm até quarta-feira para pagar taxa de inscrição no Enem.

Após o término das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), às 23h59 de ontem (18), os estudantes têm até a próxima quarta-feira (23) para pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU). Os alunos de escolas públicas são isentos do pagamento. Para os demais, o valor da taxa é de R$ 82 e pode ser pago em agências bancárias e dos Correios, internet banking e lotéricas.

No caso dos concluintes do 3º ano do ensino médio da rede pública, o sistema de inscrição dará a isenção automaticamente, mesmo que o candidato tenha se esquecido de solicitá-la antes.

Até as 23h, mais de 6 milhões de candidatos estavam inscritos para a prova do Enem. O balanço final é aguardado para qualquer momento.

POLITICA - Publicado em: 20/05/2018

Eleição Suplementar em João Câmara poderá marcar o fim das oligarquias.


O município de João Câmara vive uma situação atípica com a eleição suplementar que acontece dentro dos próximos 15 dias. De uma lado o ‘novo’ com as candidaturas de Manoel Bernardo e Ana Catarina, dois estreantes na política que disputam os cargos de prefeito e vice-prefeita, respectivamente por consequência. Chapa apoiada pelo prefeito cassado Maurício Caetano, que em um ano e quatro meses de mandatos conseguiu construir uma liderança, digamos, nunca vista na política de Baixa Verde.

Do outro lado, as candidaturas de Lana Leite e Mestre Raimundo, prefeita e vice-prefeito respectivamente. Ela já vem de uma eleição municipal que por pouco não galgou vitória e ele, um ex-vereador, político com uma certa experiência.

O diferencial é que Lana e Mestre tem ao seu favor a união das oligarquias representadas por Ariosvaldo Targino (Vavá), ex-prefeito de quatro mandatos e a ex-prefeita Gorete Leite, de um mandato e irmão do ex-prefeito José Ribamar, de dois mandatos.

Se conseguir eleger Manoel Bernardo, Maurício consolidar sua liderança e entra para a história como o único político a derrubar as duas oligarquias da política camarense; que até então eram grandes rivais e que jamais se cogitava tal união.

Se Lana Leite vencer, a liderança de Maurício cai no desgaste já que ele terá que esperar oito anos para poder voltar a disputar uma eleição, conforme penalidade dada pela Corte do TRE/RN. E com isso, as duas maiores lideranças voltam poder, podendo reinar ainda por muito tempo.
 
Por Assis Silva

POLITICA - Publicado em: 20/05/2018

Comunidade do Amarelão recebe candidato à prefeito Manoel 25 e Aninha de Berré com grande comício.


O professor Manoel 25 (DEM), candidato à prefeito e sua vice Aninha de Berré foram recebidos pela comunidade do Amarelão e Santa Terezinha na noite desse último sábado (19). O povão aguardou o prefeito na entrada da comunidade e saiu em uma grande passeata, que atraiu uma multidão.


“Quero agradecer o empenho dessa comunidade, e lideranças. Sei do carinho que eles tem pelo ex-prefeito Maurício Caetano, o trabalho aqui tem que continuar", Disse Manoel 25 candidato a prefeito.

IBGE - Publicado em: 20/05/2018

Um terço das crianças de 0 a 3 anos mais pobres do Brasil está fora da creche por falta de vaga, diz IBGE.

Existe uma correlação entre a renda das famílias e a oferta de vagas em creches no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) divulgados nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as crianças de 0 a 3 anos que pertencem aos 20% com a renda domiciliar per capita mais baixa do país, 33,9% estão fora da escola porque não existe vaga ou creche perto delas. Já entre no grupo de 20% com a renda mais alta, esse problema só atinge 6,9% das crianças.

De acordo com Marina Aguas, coordenadora da pesquisa, existe “uma associação muito forte” entre a renda e a escolaridade da população que começa inclusive na idade pré-escolar.
“É uma associação de mão dupla: você não sabe se a renda explica o acesso à escola, ou se o acesso à escola explica a renda”, explicou ela, em entrevista ao G1.

Do G1

LUTO - Publicado em: 20/05/2018

Morre o delegado aposentado Maurilio Pinto.


Faleceu por volta das 21h30 desta sábado(19) na Casa de Saúde São Lucas em Natal, o delegado aposentado Maurílio Pinto de Medeiros, um dos mais competentes profissionais que o quadro da Segurança Pública do Rio Grande do Norte.

Maurílio estava internado na Casa de Saúde São Lucas lutando contra infecções provocadas pela diabete.

Com 49 anos de serviço prestado à Segurança Pública do Estado, Maurílio encerrou suas atividades aos 70 anos.

Conhecido por ‘Xerife’ ele foi responsável pela prisão de centenas de criminosos de alta periculosidade e atuou com êxito na elucidação de vários casos de repercussão pública, a exemplo de resgates de sequestrados no Estado.

POLITICA - Publicado em: 20/05/2018

João Câmara: Prefeito Daniel Enfermeiro irá a Brasília participar da XXI Marcha dos Prefeitos em defesa dos Municípios.


O prefeito interino de João Câmara, Daniel Enfermeiro viaja na semana que vem a Brasília para participar da XXI Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios que acontecerá no período de 21 a 24 deste mês.

O evento é promovido pela Confederação Nacional dos Municípios e reunirá gestores de quase todo o  país. O evento começa na segunda-feira(21) com o credenciamento dos participantes e a X Exposição de Produtos e Serviços.

Na terça-feira(22) acontece a abertura oficial do evento pelo presidente da Confederação Nacional dos Municípios e outras autoridades.

Deverão participar do evento, os pré-candidatos a presidência da República: Álvaro Dias (Podemos); Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (REDE), Manuela D’ávilla (PC do B).

POLITICA - Publicado em: 18/05/2018

Eleição Suplementar: Empresário Rodrigo Vieira ex-candidato a prefeito na última Eleição declara apoio a Manoel e Aninha de berré.


O empresário Rodrigo Vieira(PSDB) candidato a prefeito na eleição de 2016, declarou apoio a chapa que tem como candidato a prefeito o professor Manoel Bernardo e sua vice Aninha de berré.

Rodrigo acredita que Manoel e Aninha significa renovação na política de João Câmara e a oportunidade de dias melhores ao povo camarense.

ENEM - Publicado em: 18/05/2018

Inscrições para o Enem só até esta sexta(18).

Termina nesta sexta-feira, 18, às 23h59 (horário de Brasília) o prazo para os estudantes se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. As inscrições são feitas pela internet, na página do participante.

Mesmo os candidatos que pediram a isenção da taxa do Enem devem fazer a inscrição para a prova. Para se inscrever, o participante deverá apresentar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade e criar uma senha. O candidato precisa também informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que será usado para enviar informações sobre o exame.

O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, deve ser feito até 23 de maio nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.

Próxima página Última página