SAÚDE - Publicado em: 20/02/2018

Vereadora Cleonice pede ajuda da população no combate à dengue.


Em pronunciamento na sessão ordinária de segunda-feira (19), na Câmara Municipal de João Câmara, a vereadora Cleonice Bezerra (PTB), se mostrou, mais uma vez, preocupada com o mosquito Aedes aegypti. Para a edil, o controle da dengue, chicungunya e zika não é de responsabilidade apenas dos agentes de endemias, mas de toda a sociedade.

“Quero trazer mais uma vez a esta Casa um assunto que está preocupando a sociedade, o povo, não só de João Câmara, mas de todo o Brasil: o mosquito Aedes aegypti. A chicungunya tirou o foco da dengue e, agora, apareceu também o zika. São todos da mesma família que aterroriza João Câmara quando não combatemos. E aqui, chamo a atenção para o combate ao mosquito”, disse.

A edil falou sobre o ciclo do mosquito. “O ciclo do mosquito dura em média três meses e sua larva, mais conhecida como cabeça de prego, é que quando se desenvolve vira o mosquito transmissor e quando não é combatido se prolifera. Mas, quero lembrar que o trabalho de prevenção deve também ser feito pela população, todos devem ter essa responsabilidade”, avaliou.

Na oportunidade, ela enalteceu o trabalho dos agentes de endemias. “Os agentes de endemias são verdadeiros guerreiros, estão buscando combater o mosquito. Quero chamar a atenção da população para a próxima quinta-feira (22), aonde a secretaria de saúde fará um grande evento na cidade no combate ao mosquito da Dengue. Portanto, quero parabenizar estes heróis que estão todos os dias de porta em porta combatendo o mosquito”. Finalizou a vereadora Cleonice Bezerra.

 

Por: Marco Montoril

SAÚDE - Publicado em: 20/02/2018

Diretora do Walfredo Gurgel diz que unidade não tem condições de fazer cirurgias e recomenda: ‘todo mundo fique em casa’


É destaque no portal G1-RN. Oitenta pacientes estão em macas espalhadas no chão e corredores do Walfredo Gurgel, maior hospital público do Rio Grande do Norte. A situação ficou tão crítica que a diretora da unidade chegou a recomendar, no fim de semana, que as pessoas ficassem em casa para evitar acidentes nem serem vítimas da violência. Tudo porque, segundo Fátima Pinheiro, o hospital não tem condições de prestar atendimento. Nesta terça-feira (20), completa 100 dias que os servidores da saúde estão em greve.

As palavras acima foram ditas por Fátima Pinheiro, neste final de semana, ao falar do estado de saúde de um médico que foi baleado durante um assalto ocorrido no domingo (18) em uma granja na zona rural de Macaíba, na Grande Natal. O áudio, gravado pela diretora, foi postado em uma rede social.

 

Confira reportagem  aqui

POLITICA LOCAL - Publicado em: 20/02/2018

João Câmara: Presidente da Câmara, Daniel rebate argumentos do ex-presidente Gilberto.


A sessão ordinária da Câmara Municipal de João Câmara transcorria em clima de cordialidade até o vereador Gilberto Honorato usar a Tribuna no Grande Expediente e fazer um discurso de desabafo direcionado ao atual presidente da Casa Legislativa, vereador Daniel enfermeiro.

Ao iniciar sua fala, Gilberto exigiu que o presidente Daniel estivesse presente e de posse de cópias do Diário Oficial contestou valores de licitações relacionadas aos serviços de pintura e outras benfeitorias realizada por Daniel.

Gilberto alegou que estavam querendo prejudica-lo, queimando sua imagem, quando esteve na presidência da Casa Legislativa.

O atual presidente, vereador Daniel Enfermeiro disse que em nenhum momento criticou a gestão do vereador e chateado com as insinuações, desafiou Gilberto a mostrar suas prestações de contas e confrontá-las com as suas. Daniel disse que tem feito tudo de forma transparente, dentro da lei. Adiantou que irá dar publicidade a todos os gastos feitos até o momento.

O debate ficou acalorado, os ânimos se exaltaram e a sessão tomou outro rumo.

 

Por: Assis Silva/Foto: Marco Montoril

 

SALA DE PARTO - Publicado em: 20/02/2018

Vereadora Kelly pede reunião com secretário de saúde do Estado para discutir reabertura da sala de parto do Hospital Regional de João Câmara.


A vereadora Kelly Cristine esteve presente em mais uma sessão plenária da Câmara Municipal de João Câmara, realizada nesta segunda-feira, 19. Na ocasião, a vereadora colocou em discursão um requerimento e a reabertura da sala de parto e centro cirúrgico, no Hospital Regional de João Câmara.

Foi requerido, pela vereadora, à presidência da Câmara Municipal, o título de cidadão honorário ao professor Dorian Glêy, em reconhecimento da contribuição do mesmo para a história de João Câmara.

Ainda, na data de ontem, a vereadora Kelly Cristine, em plenária, pediu que fosse marcada uma reunião com a secretaria de saúde do estado para discutir a respeito da reabertura da sala de parto e de um centro cirúrgico, no Hospital Regional de João Câmara, visando o melhor atendimento às mulheres grávidas e a diminuição da lista de espera por cirurgias, respectivamente, no nosso município

 

Por Ruth Andrade/Foto: Marco Montoril

CULTURA - Publicado em: 20/02/2018

Festival Internacional Casa da Ribeira começa nesta terça (20) em Natal.


Festival Internacional Casa da Ribeira (FICA), em Natal, comemora os 17 anos do espaço cultural a partir desta terça-feira (20), ás 19h30, e segue até o dia 11 de março. O evento conta com duas oficinas, performance poética, mostra com 13 apresentações e show musical.

A noite de lançamento é gratuita e tem como atração a poesia de escritoras e musicistas potiguares nas vozes de Clotilde Tavares e Múcia Teixeira, acompanhadas pelas musicistas Camila Pedrassoli, Rafaela Brito e Raquel Oliveira. O audiovisual potiguar estará presente na exibição do curta metragem inédito "Merda!", do cineasta Paulo Henrique Borges, que trata do ofício de ator/atriz de teatro.

Com o tema "A Feminilização do Mundo", o festival está dividido em duas etapas. Na primeira, que acontece entre 21/02 e 05/03, serão realizadas duas oficinas: "Espectadores no palco", destinada àquelas pessoas que desejam ter sua primeira experiência com o teatro e "Artistas na Economia", com foco nos profissionais de artes cênicas que queiram compreender melhor o planejamento de suas carreiras e a inserção no mercado da Economia Criativa.

EMPARN - Publicado em: 20/02/2018

Emparn sedia reunião de análise climática para o semiárido a partir desta terça(20).


A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, sedia nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro a II Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste Brasileiro e o I Workshop de Validação e Autoria do Monitor da Seca do Nordeste. Participarão dos dois eventos cerca de 20 meteorologistas dos centros de pesquisa da região Nordeste, do Centro de Pesquisa Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e da UFRN, além de técnicos em áreas ligadas ao monitoramento de chuvas e da seca.

Essa é a última reunião que vai definir como vai ser a quadra chuvosa no semiárido do Nordeste. Durante o encontro, os meteorologistas vão analisar e discutir o comportamento das condições oceânico-atmosféricas e qual a influência delas na ocorrência de chuva no semiárido, no período de março a maio, inverno na região. Na reunião anterior, realizada em janeiro pela Funceme, em Fortaleza/CE, a conclusão foi de que teríamos chuvas de normal a acima do normal para o período de fevereiro a abril de 2018.

CAMPANHA - Publicado em: 20/02/2018

João Câmara: 16º DIREC adere a campanha “Fora da Escola Não Pode”


A 16º DIREC (Diretoria Regional de Educação e Cultura) através de seu diretor professor Nilson Pinheiro fechou parceria na manhã de ontem(19) uma grande parceria com a Campanha “Fora da Escola Não Pode”.

A Parceria acontece entre o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e a 16º DIREC, além de outras instituições envolvidas na campanha.

Na ocasião foi nomeada a Técnica Ciara como Coordenadora Institucional da Rede Estadual dentro da Campanha, representando a 16º DIREC.

A 16º DIREC estuda a implantação de um aplicativo ao qual o Coordenador vai solicitar dos Professores a frequência escolar dos alunos, o Gestor lança e a rede monitora, logo a identificar evasão, fará a busca ativa dos respectivos alunos.

REFORMA - Publicado em: 20/02/2018

Prefeitura de João Câmara avança na Construção da Sala de aula da Escola Municipal XVI de Junho, em Queimadas.







A prefeitura Municipal de João Câmara, através do prefeito Mauricio Caetano, vem avançando nas obras de recuperação e construção de salas de aula na escola Municipal XVI de Junho na comunidade de Queimadas.

O Diretor da Escola Edilson Epifânio, destacou em sua página nas redes sociais, o compromisso e o respeito do prefeito junto à comunidade de Queimadas.

CORREIO - Publicado em: 20/02/2018

Correios preparam serviço de armários inteligentes para retirada de compras.


Ao fazer compras online, nem sempre é conveniente que o produto seja entregue na sua casa — pode não haver ninguém para recebê-lo em horário comercial, por exemplo. Por isso, os Correios estão preparando um serviço de lockers.

Os Correios estão em fase de licitação para comprar 100 armários, segundo o Correio Braziliense. O projeto-piloto começará no segundo semestre em São Paulo, e deve ser implementado em locais de grande fluxo, como estações de metrô e centros comerciais.

PESQUISA - Publicado em: 20/02/2018

Brasileiros estão com dificuldade em guardar dinheiro.

Dois em cada 10 consumidores brasileiros (21%) guardaram dinheiro em dezembro do ano passado, e 71% não conseguiram poupar nada. Segundo dados do Indicador de Reserva Financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entre os brasileiros que não pouparam nenhum centavo, 40% justificaram o fato pela renda muito baixa, 17% por não terem nenhuma fonte de renda, 16% por terem sido surpreendidos por algum imprevisto e 13% por não terem controle dos gastos e disciplina para guardar dinheiro.

Os dados mostram ainda que 34% dos entrevistados afirmaram ter o hábito de poupar. Destes, 12% estipulam o valor a ser poupado e 22% guardam o que sobra do orçamento. Pouco mais da metade (51%) das pessoas ouvidas disseram que não têm hábito de poupar, nem têm reserva financeira. Além desses, 7% disseram que não poupam, mas já têm uma quantia reservada. O indicador ainda revela que metade dos brasileiros que dispõem de reserva financeira (49%) tiveram de sacar, em dezembro, parte dos recursos guardados. Os principais motivos foram imprevistos (14%), alguma compra (13%) e pagamento de dívidas (11%).

INTERNET - Publicado em: 20/02/2018

Projeto do deputado Fábio Faria levará internet para as comunidades rurais de todo o RN.


O programa “Internet Para Todos” será apresentado nesta terça-feira (20) em Natal pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações,Gilberto Kassab, que, a pedido do deputado federal Fábio Faria, confirmou o serviço de internet banda larga em todo o Rio Grande do Norte. “As comunidades das zonas rurais de todo o Estado terão acesso à internet, através de antenas que serão instaladas, deixando o RN todo conectado. Isso vai promover a inclusão digital de milhares de potiguares”, comemora o parlamentar.

O ministro, que explicará o projeto na Escola de Governo para as prefeituras do RN, conta com total apoio do Governo do Estado. O governador Robinson Faria ressalta que é de responsabilidade de cada município aderir ao programa, fazendo a inscrição junto ao Ministério até o dia 28 de fevereiro. “O contrato deve ser assinado no dia 12 de março em Brasília. Basta que as prefeituras cumpram o prazo corretamente para que já comecem a receber as antenas a partir do dia 10 de maio”, disse o governador.


Novo Portal

 

PUBLICIDADE - Publicado em: 19/02/2018

É hoje! Óticas Diniz no Big Brother Brasil, não perca!!


É HOJE! NÃO PERCA!

Primeira página Página anterior Próxima página Última página