CAFÉ - Publicado em: 24/05/2019

João Câmara: Prefeitura promoverá I Feira Cultura.


FEIRA CULTURAL.

POLITICA - Publicado em: 24/05/2019

Vereador Gilberto Honorato, estão tentando anular minha eleição, mas estou tranquilo.

Durante a sessão ordinária desta segunda feira (20), o vereador Gilberto afirmou que durante esta semana fizeram denúncias ao seu respeito junto ao ministério público, na tentativa de anular a eleição onde o vereador Gilberto foi chapa única e obteve 11 votos.

O presidente da Câmara vereador Gilberto, afirma que está tranquilo, Quem quiser fazer suas denúncias tudo bem, Agora é preciso apurar os fatos, para ver quem tem razão.

 

 Assista o vídeo acima e entenda melhor

 

EDUCAÇÃO - Publicado em: 23/05/2019

MEC abre consulta para vagas no Sisu nesta quinta-feira(23).

A partir desta quinta-feira, 23, os estudantes já poderão consultar as vagas disponíveis nas instituições e cursos oferecidos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre, na página do Sisu na internet.

Podem participar do Sisu, os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero.

As inscrições do Sisu poderão ser feitas de 4 a 7 de junho. Durante esse período, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte, que é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados.

O resultado será divulgado no dia 10 de junho. Os participantes poderão ainda integrar a lista de espera entre 11 e 17 de junho.

Para evitar sobrecarga do sistema, segundo o Ministério da Educação, o simulador do Sisu, que mostra informações dos últimos processos seletivos, vai ficar temporariamente fora do ar a partir desta quinta-feira.

A previsão é que volte ao ar no dia 10 de junho. “A medida, preventiva, foi necessária para evitar que o sistema fique sobrecarregado”, disse a pasta.

O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior a estudantes que fizeram o Enem.

OPORTUNIDADE - Publicado em: 23/05/2019

SINE-RN oferece vagas de emprego nesta quinta-feira(23).

O SINE-RN oferece 20 oportunidades de emprego nesta quinta-feira (23). As vagas são para Natal e Região Metropolitana e também para Mossoró. Para concorrer, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz em Natal, na Cidade da Esperança, na Rua Adolfo Gordo, prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 14h, ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Emprega Brasil, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 14h, de segunda a sexta.

VAGAS PERMANENTES – NATAL e Grande Natal

OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
AUXILIAR DE LOGISTICA 5
CAMAREIRA DE HOTEL 2
CHEFE DE DEPÓSITO 1
CORTADOR DE ROUPAS 1
PASTELEIRO 1
SERIGRAFISTA 1
VENDEDOR PRACISTA 1
Total 12

VAGAS TEMPORÁRIA – NATAL e Grande Natal

OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
PEDREIRO 1
Total 1

MOSSORÓ e Região

OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
CABELEIREIRO 1
ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES 1
ESTOQUISTA 1
MANICURE 1
MONTADOR DE ACESSÓRIOS 1
OPERADOR DE CAIXA 1
VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA 1
Total 7

 

 

NÃO PERCA O PRAZO - Publicado em: 23/05/2019

Participantes têm até hoje para pagar taxa de inscrição do Enem.

Termina nesta quinta-feira (23) o prazo para pagar a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O valor é R$ 85 e pode ser pago em agências bancárias, casas lotéricas e Correios. A inscrição só é confirmada após o pagamento.

As inscrições para o Enem foram encerradas na última sexta-feira (17), com 6.384.957 inscritos. O total de participantes confirmados será divulgado no dia 28 deste mês.

Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo tem participação garantida.

As provas serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de financiamento estudantil (Fies).

CONVITE - Publicado em: 23/05/2019

João Câmara: Semana do Meio Ambiente


Dia 05 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Este dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo.

Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data da abertura oficial da Semana Municipal do Meio Ambiente que acontecerá no dia 05 de Junho de 2019, ás 08h00 no plenário da Câmara Municipal de João Câmara.

A Semana Municipal do Meio Ambiente tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais e seus desafios sociais.

ESPORTE - Publicado em: 23/05/2019

Seleção de João Câmara estreia neste sábado(25) no campeonato potiguar de futsal 2019.


O Campeonato Potiguar de Futsal vai reunir 21 equipes em 2019. A seleção de João Câmara estreia neste sábado(25) em jogo no Ginásio Municipal de Maxaranguape, onde na oportunidade enfrentará a equipe local.

A Liga Norte-rio-grandense de Futsal, que organiza o campeonato, dividiu as equipes participantes em sete grupos. De acordo com o regulamento, se classificam os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros. Com os 16 classificados, então, começa a fase de mata-mata com as oitavas de final, com jogos de ida e volta até a decisão, a seleção de João Câmara está no grupo F ao lado de Touros e Barra de Maxaranguape.

ZUMBA - Publicado em: 23/05/2019

João Câmara: Prefeitura inicia projeto de aulas de dança gratuitas na Comunidade do Amarelão.


Esta quarta-feira (22) foi de festa e atividades na Comunidade do Amarelão, zona rural de João Câmara. Dezenas de pessoas participaram do projeto 'Zumba ', promovido pela Prefeitura de João Câmara, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. As atividades serão realizadas no prédio da ACA (Associação Comunitária do Amarelão).

O objetivo do projeto é levar a zumba – dança que mescla músicas latinas a outros ritmos – para promover a atividade física de uma maneira mais divertida. As aulas serão abertas ao público, todas as quartas, entre às 16h e 17h.

"Nosso objetivo é levar o maior número de atividades para a zona rural de João Câmara. Iniciamos mais um projeto que tem tudo para crescer, pois a zumba vem se propagando por toda a cidade de João Câmara e hoje é uma verdadeira febre. Todos aqueles que têm interesse e quiserem manter uma boa condição física de uma maneira divertida, estão convidados a vir e participar", destacou o secretário municipal de Esportes Gean Carlos.

NOMEAÇÃO - Publicado em: 22/05/2019

João Câmara: Zé Teixeira emplaca a nomeação do filho em chefia no DETRAN.


Tiago Felipe ao Lado de seu pai Zé Teixeira

O diário oficial edição desta quinta-feira(23) traz a nomeação de TIAGO FELIPE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, para exercer o cargo de provimento em comissão de Chefe de Grupo Auxiliar, do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN).

Tiago é filho do presidente do SINTER/RN regional de João Câmara, finalmente o PT local emplacou alguém, o que chama a atenção é que o cargo fica em família.

NOMEAÇÃO - Publicado em: 22/05/2019

Nildinha Freitas é nomeada agente de Cultura da Casa de Cultura Popular de João Câmara.


Conforme o blog do Jadson tinha antecipado a meses atrás, a historiadora e poeta Rosenilda Freitas Cândida (Nildinha Freitas) foi nomeada agente de Cultura da Casa de Cultura Popular de João Câmara.

A nomeação foi publicada no diário oficial do RN na edição desta quarta-feira(22), nossa reportagem deseja sucesso a amiga Nildinha Freitas.

REUNIÃO - Publicado em: 22/05/2019

João Câmara: Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente se reúne para articulação de políticas públicas e prevenção.


Nesta quarta-feira (22) reunidos na Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, as equipes técnicas dos CRAS I e II, CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA e gestão SEMTHAS para dialogar sobre prevenção e Políticas Públicas infanto-juvenis, ações pontuadas já em execução e outras para serem executadas.

Em pauta o 18 de maio, o dia 4 de junho, Dia Mundial Contra a Agressão Infantil e 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Em planejamento ações públicas e de potencialização dos direitos humanos de crianças e adolescentes, enfrentamento as violências infantis, o trabalho de fortalecimento de vínculos das famílias usuárias do SUAS para com seu dever de proteção e cuidados, foram pautas nesta reunião.

Para a Secretária adjunta Ozelia Medeiros, "trabalhar questões tão delicadas exige-se planejamento e ações de excelência, convocando toda a rede de proteção e sociedade civil organizada para construir mecanismos para uma infância feliz, livre de toda e qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes", concluiu.

 Durante o mês de maio às equipes da SEMTHAS e Conselho Tutelar estiveram nas escolas dialogando com as famílias e educadores da prevenção e enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Seguindo o cronograma de intervenções, acontecerá nesta quinta-feira(23) Audiência Pública alusiva ao 18 de Maio, às 14h na sede da ACAPORD. Venham, participem. Chega de silêncio, denuncie os casos de negligência, violência doméstica, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

POLITICA - Publicado em: 22/05/2019

João Câmara: Vídeo na integra da Sessão ordinária da Câmara de vereadores em 20.05.2019.

Estamos inovando e trazendo para os leitores do nosso blog o vídeo na integra da Sessão ordinária da Câmara de vereadores de João Câmara em(20.05.2019), sob a presidência do vereador Gilberto Honorato.

 

TRADIÇÃO - Publicado em: 22/05/2019

João Câmara: Vem aí o Arraia do Sítio Mangueirão.


Faltam Apenas 10 dias para o melhor Arraia do Mato Grande !!! Sábado 1 de junho a região do mato grande encontra se no Arraia do Sítio Mangueirão!

Guga playboy, Forró universitário e BL Forrozeira

É um Anarriê de sucesso e um alavantu de Lotação!!!

@_Mateusmangueirao

@jmagencianatal

SAÚDE - Publicado em: 22/05/2019

STF desobriga Estado de fornecer medicamento sem registro na Anvisa.


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (22), por 9 votos a 1, que o Estado Brasileiro não pode ser obrigado a fornecer medicamento experimental ou sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, salvo em casos excepcionais.

O julgamento, que teve início há três anos, foi retomado em uma sessão extraordinária na manhã desta quarta-feira (22), com o voto-vista do ministro Alexandre de Moraes, acompanhando a divergência aberta pelo ministro Luís Roberto Barroso no sentido do provimento parcial ao recurso.

Moraes concluiu pela constitucionalidade do artigo 19-T da Lei 8.080/1990, que veda, em todas as esferas de gestão do SUS, o pagamento, o ressarcimento ou o reembolso de medicamento experimental ou de uso não autorizado pela Anvisa.

Os ministros Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes acompanharam o entendimento divergente e enfatizaram que o Estado deve observar as situações excepcionais em que um medicamento sem registro pode ser fornecido.

O ministro Edson Fachin reajustou seu voto para também dar provimento parcial ao recurso, mas manteve entendimento de que o Estado tem o dever de fornecer o medicamento ao cidadão e que cabe ao próprio Poder Público fixar os parâmetros para que esse fornecimento seja garantido.

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, acompanhou o relator, ministro Marco Aurélio, no sentido de negar provimento ao recurso, pois os dois consideraram que a lei prevê que nenhum medicamento pode ser comercializado no país sem o registro na vigilância sanitária.

SAÚDE - Publicado em: 22/05/2019

Francisco do PT destaca repasses do Governo para municípios na área da saúde.


O deputado Francisco do PT enalteceu, na sessão plenária desta quarta-feira (22), o anúncio do Governo do Estado de repassar recursos para a Farmácia Básica dos municípios do Rio Grande do Norte. Este foi um dos pleitos dos prefeitos e vereadores presentes na audiência da Frente Parlamentar Municipalista instalada na última semana na Assembleia Legislativa.

“Esta era uma luta antiga dos prefeitos do RN, que não recebiam os recursos desde o ano de 2013. Esta verba beneficia diretamente as pessoas mais pobres dos municípios com o fornecimento de medicamentos”, explica o parlamentar.

Para ele, os repasses na ordem de R$ 1,3 milhão, referentes a dois meses de 2019, não resolvem os problemas da Saúde do Estado, mas atendem uma demanda reprimida dos municípios.   

Os deputados Souza (PHS), George Soares (PR) e Dr. Bernardo (Avante) elogiaram a iniciativa do Governo, enaltecendo o trabalho da Frente Parlamentar Municipalista. “Na última semana, os gestores municipais reivindicaram esse repasse e esta semana o Governo atendeu à solicitação, demonstrando que o trabalho realizado pela frente tem frutos práticos para a população”, disse Dr. Bernardo.

Direitos Humanos

Francisco do PT ainda anunciou um projeto de sua autoria para que instituições e pessoas que lutam pelos direitos humanos no RN sejam reconhecidas pela Assembleia, através de medalha denominada “Marcos Dionísio”. “Falecido em 2017, Marcos Dionísio teve sua história marcada pela luta dos direitos humanos no Rio Grande do Norte e na defesa das minorias”, disse o deputado.

REUNIÃO - Publicado em: 22/05/2019

Governo convida representantes municipais a conhecerem o processo do PPA.


O Governo do RN promoverá nesta quinta-feira (23), às 9h, uma reunião com representantes de cada prefeitura municipal do Estado na Escola de Governo (Centro Administrativo). A intenção é conhecer todo o processo de elaboração do Plano Plurianual do Estado 2020-2023, que estabelece diretrizes, objetivos e metas para a gestão do poder público no período de quatro anos.

 “É fundamental que esses gestores conheçam, compreendam e possam sensibilizar a população dos seus municípios a participarem do processo de construção das políticas públicas do Estado nos próximos anos”, frisou Américo Maia, coordenador de Planejamento, Acompanhamento e Controle da secretaria estadual de Planejamento e das Finanças (Seplan).

 No próximo dia 3 de junho acontecerá o lançamento da fase de visitas da equipe do Governo aos 10 municípios polos para dar início às consultas populares. O evento também acontecerá na Escola de Governo, com presença da chefe do executivo, Fátima Bezerra. Nesse dia também será aberta as consultas online no portal da Seplan, quando a sociedade poderá escolher quais suas prioridades para esta gestão.

 As visitas têm início no dia seguinte, 4 de junho. A primeira cidade do roteiro é Canguaretama (Agreste e Litoral Sul). Na sequência virão São Paulo do Potengi (6, Região Potengi), João Câmara (7, Mato Grande), Pau dos Ferros (11, Alto Oeste), Apodi (12, Sertão do Apodi), Mossoró (13, Açu/Mossoró), Lajes (14, Sertão Central, Cabugi e Litoral Norte), Santa Cruz (18, Trairi), Caicó (19, Seridó) e, por último, em Natal (26, Terra Potiguaras).

Gestores e representantes municipais que quiserem mais detalhes dessas reuniões, podem ligar para 9.99299764 (George Câmara) ou 9.96615465 (Américo Maia), ou enviar e-mail para coplacseplan@gmail.com

 O Governo tem até 31 de agosto para construir esse Plano e entregar à apreciação na Assembleia Legislativa. A Seplan e a secretaria de Gestão de Projetos e Relações Institucionais (Segai) coordenarão a elaboração do PPA. As prioridades definidas pela população servirão de norte para a elaboração do PPA. Essas propostas serão analisadas sob o ponto de vista estratégico, de alinhamento com as diretrizes da política de governo, e financeiro, sob a viabilidade de execução.

POLITICA - Publicado em: 22/05/2019

Vivaldo Costa chama atenção para vacinação contra H1N1.


O deputado Vivaldo Costa (PSD) fez um relato, na sessão ordinária desta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa, sobre casos da gripe H1N1 na região do Seridó. Ele citou a morte de duas mulheres grávidas, uma de São José do Seridó e outra de Timbaúba dos Batistas, que deixaram seus municípios para serem atendidas em Natal, mas não resistiram.
“Essas pessoas que vieram para Natal e morreram não eram vacinadas”, disse Vivaldo, chamando atenção para a necessidade de se vacinar contra H1NI. Ele listou como grupo de risco, portanto, necessitados da vacina, as gestantes, os idosos, portadores de doenças crônicas e pessoas que trabalham em hospitais ou no sistema prisional.

Em seu pronunciamento o deputado Vivaldo Costa falou ainda sobre o ano atípico em relação a inverno, tornando necessária a prorrogação do estado de emergência por parte do Governo do Estado. Ele relatou a situação hídrica de grandes reservatórios do estado, lembrando que muitos deles ainda estão secos. “É preciso que o estado de emergência continue e o Estado tenha apoio do governo federal”, declarou Vivaldo.

O deputado encerrou seu discurso fazendo um apelo para a recuperação da barragem Passagem das Traíras, construído por ele quando governador do Rio Grande do Norte há 25 anos. “É a menina dos meus olhos”, afirmou Vivaldo Costa. Ele disse que pediu atenção da governadora Fátima Bezerra para o caso. O deputado Souza (PHS) completou o discurso de Vivaldo, afirmando que em uma reunião da Frente parlamentar da Agricultura, presidida por ele, a governadora se comprometeu a iniciar o serviço de recuperação sem esperar pelos recursos da União, dada a urgência do problema, referindo-se a uma fenda aberta na parede da barragem.

SEGURANÇA - Publicado em: 22/05/2019

Sérgio Moro e João Maia tratam sobre Plano de Segurança do RN.

No final da manhã desta quarta-feira (22), o Ministro da Justiça, Sérgio Moro, recebeu em seu gabinete o deputado federal João Maia. Em pauta, o Projeto de Segurança do Rio Grande do Norte, desenvolvido pelo Instituto Metrópole Digital, UFRN e Secretaria Estadual de Segurança.

De acordo com o deputado João Maia, o ministro Sergio Moro se mostrou extremamente interessado no projeto. “O ministro já marcou para próxima quarta-feira (29) uma reunião, onde será discutido o Plano de Segurança do RN com o Secretário Nacional de Segurança e o diretor do IMD, o reitor da UFRN e o secretario estadual de Segurança, Coronel Araújo”, disse João Maia.

MEIO AMBIENTE - Publicado em: 22/05/2019

João Câmara: Alunos da Escola Municipal Maria Dulce da Silva Costa realizam construção de Lixeira ecológica.


Em alusão as atividades da semana Municipal do Meio Ambiente os alunos da Escola Municipal Maria Dulce da Silva Costa, situada no bairro do SEAC, deram início a construção de lixeiras ecológicas, construídas totalmente com material reciclado.

O projeto está sobre a coordenação da Defesa Civil do município de João Câmara, e tem a frentes os membros João Maria e o homem da defesa Civil Neilton Silva.

As lixeiras ecológicas serão oficialmente entregue a comunidade do SEAC no dia 05 de Junho de 2019, Dia Mundial do Meio Ambiente, durante uma solenidade que acontecerá sobre a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em alusão a semana Municipal do Meio Ambiente.

Primeira página Página anterior Próxima página Última página