ESCLARECIMENTO - Publicado em: 20/06/2018

João Câmara: Prefeito interino diz que até o momento não gastou um centavo com compras de material de limpeza.

Diante da celeuma com relação uma licitação tipo carona feita pela prefeitura de João Câmara no valor de R$ 1 milhão de reais para compra de material de limpeza, o prefeito interino , Daniel Enfermeiro, em conversa com a reportagem do blog, afirmou que até o momento não gastou um tostão com material de limpeza.

Disse ainda que a publicação se refere à adesão a uma licitação tipo carona, para caso haja necessidade, segundo ele não significa dizer que a prefeitura irá comprar todo esse valor, mas apenas o que houver necessidade.

EDUCAÇÃO - Publicado em: 20/06/2018

Provas do Exame do CNCCEJA será dia 05/08, informa 16ª DIREC.


A 16ª Diretoria Regional de Educação e Cultura – DIREC com sede em João Câmara, informa as pessoas que se inscreveram para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA, que a aplicação das provas será no dia 05 de agosto de 2018.

Mais informações os candidatos poderão entrar no sistema com a senha e inscrição de acesso.

SAÚDE - Publicado em: 20/06/2018

Vacinação contra gripe termina na sexta e RN ainda não atingiu meta de grupo prioritário.


A campanha nacional de vacinação contra a gripe segue até a próxima sexta-feira (22) em todos os postos de vacinação do Rio Grande do Norte. O estado vacinou 86,9% do público-alvo, o que significa que 802.473 mil pessoas foram vacinadas.

Ou seja, entre os grupos prioritários para receber a vacina, as crianças, gestantes e idosos, o estado potiguar não atingiu a meta de 90% da vacinação. O RN está em décimo segundo no Brasil e sexto no Nordeste em percentual de cobertura vacinal.

“Orientamos a toda população inserida nos grupos prioritários, e que ainda não se vacinou, a procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. Em especial as crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, por se enquadrarem em grupos com grande suscetibilidade às complicações causadas pela influenza”, disse a coordenadora estadual de imunização da Secretaria de Saúde Pública do Estado, Katiucia Roseli.

Devem se vacinar até o próximo dia 22 as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indivíduos a partir dos 60 anos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

TSE - Publicado em: 20/06/2018

Rosa Weber é eleita presidente do TSE.


O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu nesta terça-feira, 19, a ministra Rosa Weber para ocupar a presidência da Corte.

JUSTIÇA - Publicado em: 20/06/2018

Juiz anula ato da presidência da Câmara Municipal de Caicó.

O juiz José Vieira de Figueiredo Júnior, da Vara Cível de Caicó, deu um prazo de 72 horas para que Odair Diniz, presidente do legislativo Caicoense, anule ato ilegal praticado, no qual exonerou um assessor jurídico da Câmara Municipal de Caicó de forma arbitrária e em desacordo com uma Lei Municipal que prevê a assinatura do Presidente e mais 2 (dois) membros da mesa diretora para atos de nomeação e exoneração de cargos.

PROGRAMA - Publicado em: 20/06/2018

INTERLEGIS promove encontro em parceria com a FECAM nesta quinta-feira em Natal.

Com a presença confirmada do senador Garibaldi Filho, o Programa Interlegis, executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, em parceria com a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte-Fecam e Câmara Municipal de Natal, promove nesta quinta-feira, 21, a partir das 8h30, o Encontro Regional Interlegis, que vai reunir servidores, gestores e parlamentares das diferentes esferas, na Escola de Governo do Estado, no Centro Administrativo.

Na programação do evento, constam palestras e debates sobre temas importantes e atuais, principalmente para os membros dos Poderes Legislativos. O senador Garibaldi Filho, o presidente da Fecam e da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa e o Diretor Executivo do Interlegis, Helder Rebouças vão abordar alguns desses temas no início do encontro.

Programa
As eleições 2018 e suas disciplinas legais será o tema da palestra do consultor legislativo do Senado Federal, Paulo Henrique Soares. A expectativa da organização do evento é de reunir cerca de 200 participantes no encontro de Natal.

PROTESTO - Publicado em: 20/06/2018

Aposentados do Estado farão protesto conta governo na inauguração da Central.

Um grupo de aposentados aqui da cidade de Parelhas que estão sem receber o décimo terceiro, estão preparando uma recepção não muito agradável para o governador Robinson Faria que estará na cidade nesta quarta-feira para inaugurar a Central do Cidadão.

Segundo informações chegadas ao Blog, aposentados irão cobrar do governo do estado o décimo terceiro de 2017 que ainda não foi pago e parte do salário de maio que também não foi creditado em suas contas.

“O prédio da Central foi reformado com a ajuda dos comerciantes de Parelhas e parte dos funcionários serão pagos pela prefeitura. As 10h estaremos recepcionando o governador, para cobrar aquilo que nos é de direito”. Disse um dos aposentados ao Blog.

CURSOS - Publicado em: 20/06/2018

Prefeitura do Natal abre mais de 400 vagas para Cursos Gratuitos de Qualificação Profissional.

A partir da próxima terça-feira (26) até 20 de julho, das 08h às 12h e das 13h às 17h, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), abre inscrições para os Cursos Gratuitos de Qualificação Profissional.

São 311 vagas distribuídas nos cursos de Iniciação à Informática; Doces Gourmet; Design de Sobrancelhas, Libras, Corte de Cabelo; Escovas e Penteados; Bordado Crivo; Rotinas Administrativas; Garçom; Qualidade no Atendimento; Espanhol para Recepção; Artesanato em Feltro; Camareira e Auxiliar de Limpeza, destinadas às pessoas que encontram-se em situação de desemprego, jovens (a partir de 15 anos) e idosos que almejam a inserção no mercado de trabalho.

Além dessas, a Prefeitura também ofertou 111 vagas para usuários da rede socioassistencial (acompanhados pelas unidades descentralizadas da Semtas).

EDUCAÇÃO - Publicado em: 20/06/2018

ProUni 2018: inscrições começam no dia 26.

As inscrições para o segundo processo seletivo de 2018 do Programa Universidade para Todos (ProUni) começarão na próxima terça-feira (26). A oferta para o período é de 174.289 vagas, sendo 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições de ensino superior do País. A portaria foi publicada nessa segunda-feira (18), no Diário Oficial da União.

Os candidatos devem ser alunos brasileiros que não possuam curso superior e que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada.
Também podem solicitar o benefício estudantes que fizeram uma parte do ensino médio na rede pública e a outra na rede privada com bolsa, pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino.

É necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, tendo alcançado no mínimo 450 pontos e nota superior a zero na redação.

EVENTO - Publicado em: 19/06/2018

Natal recebe feira multicultural com intercambistas de 11 países.


Natal vai receber nesta quinta-feira (21) um evento multicultural com intercambistas de vários países. O Global Village está na quinta edição e vai acontecer na Universidade Potiguar (UnP), na unidade da Avenida Roberto Freire, Zona Sul da capital. A entrada é gratuita.

Promovido pela Associação Internacional dos Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (AIESEC), o evento contará com a presença de mais de 80 estrangeiros dos seguintes países: Turquia, Argentina, Polônia, Itália, Chile, Hungria, Espanha, Hong Kong, México, França e Colômbia.

De acordo com Túlio Xavier, diretor de Marketing da AIESEC em Natal, a festividade vai proporcionar uma troca cultural através de conversas, comidas e apresentações de dança.

A AIESEC é uma rede mundial formada por jovens que promove oportunidade de intercâmbio e trabalho voluntário em mais de 1.800 locais pelo mundo. Além disso, para os que não desejam ou podem viajar, é possível vivenciar outra cultura através da hospedagem de intercambistas.

CRISE - Publicado em: 19/06/2018

'Estamos à beira de um colapso no abastecimento de gás de cozinha no RN', diz Singás.


O Rio Grande do Norte pode sofrer um colapso no abastecimento de gás de cozinha, de acordo com o presidente do sindicato das empresas revendedoras do setor, Francisco Correia. Segundo ele, atualmente todos os 167 municípios potiguares convivem com a falta do gás. “Estamos à beira de um colapso”, reforça.

Correia afirma que a quantidade que atualmente chega ao estado potiguar só consegue abastecer à metade da demanda. “Para se ter uma ideia, antes nós mandávamos mil botijões para a cidade de Canguaretama por semana. Agora nós mandamos 100”, revela o presidente do Singás.

Francisco Correia diz que a Petrobras produz hoje na Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, 50% do gás de cozinha demandado pelo Rio Grande do Norte. Os outros 50% são divididos entre o Ceará e Pernambuco. “Mas os navios que levam o gás a Fortaleza estão atrasando, e eles pararam de nos mandar. Em Pernambuco, o Ministério Público entrou com uma ação com relação ao desabastecimento deles, e o estado pernambucano também não está mais enviando o gás para o RN”, explica.

Através de nota, a Petrobras alegou que as vendas de gás de cozinha estão acima do volume contratado com as distribuidoras para o mês de junho. “Além disso, frisamos que os estoques da Petrobras desse produto no país se encontram em níveis confortáveis”, diz a nota.

A empresa afirmou também que a sua produção do gás no estado é “historicamente inferior” às vendas das distribuidoras no RN, conforme consumo aparente publicado pela Agência Nacional de Petróleo. Assim, a Petrobras confirmou que, regularmente, parte do gás de cozinha vendido para a população potiguar é oriundo de instalações da Petrobras fora do Rio Grande do Norte.

Os proprietários de distribuidoras afirmam que farão uma movimentação nesta terça-feira (19), para procurar apoio do Ministério Público Federal (MPF) e também do Governo do Estado. A ideia é tentar fazer com que a Petrobras amplie a produção em terras potiguares. Segundo o Singás, a produção começou a diminuir nos últimos quatro anos, até atingir os atuais 50%.

G1

COPA DO MUNDO - Publicado em: 19/06/2018

Grupo H completa primeira rodada da Copa nesta terça.

Com Polônia, Senegal, Colômbia e Japão, o grupo H é visto como o mais equilibrado da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Ao contrário dos outros sete grupos, todas as quatro seleções possuem chances concretas de avançar para a próxima fase, mas poloneses e colombianos saem na frente. Senegal e Japão, mesmo que estejam tecnicamente atrás, vão lutar jogo a jogo para tentar surpreender.

Azarão: – Treinado por Akira Nishino, que assumiu o comando do Japão em abril deste ano, no lugar do bósnio Vahid Halihodzic, os contestados “Samurais Azuis” chegam ao Mundial como zebra no grupo H.

A seleção japonesa resolveu apostar em jogadores experientes, como o goleiro Eiji Kawashima, de 35 anos, e o meia Makoto Hasebe, de 34. Para não fazer feio na Copa, as esperanças japonesas estão depositadas no meio-campista Keisuke Honda, do Pachuca, autor de 10 gols na temporada e grande destaque do clube mexicano.

Primeira página Página anterior Próxima página Última página