ENEM - Publicado em: 25/10/2015

“Enem teve a melhor prova dos últimos tempos”, afirma especialista.

Neste sábado (24), mais de 7 milhões de estudantes enfrentaram o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Os candidatos tiveram 4h30 para realizar 90 questões distribuídas em duas áreas, ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O Diretor de Ensino do Anglo Vestibulares e Autor do Sistema Anglo de Ensino, Paulo Moraes, comenta os pontos principais do exame realizado neste sábado.

“As provas de ciências humanas e ciências da natureza foram as melhores dos últimos anos nas suas áreas. As questões tiveram um grau de dificuldade de médio para difícil e foi exigido conteúdo, mas sem ser conteudista. Muitos alunos vão achar que a prova estava difícil, mas é certo que ela classificará os candidatos mais bem preparados”.

“Para esta primeira parte do exame, a prova foi muito bem contextualizada e cobrou do candidato bastante repertório. Em ciências humanas exigiu-se a leitura cautelosa de texto, tabelas, gráficos e imagens. No âmbito das ciências da natureza, destacam-se temas do dia-a-dia: foram citadas questões sobre primeiros-socorros, dengue e outros assuntos do cotidiano”.

“Para que o aluno realizasse uma boa prova, era necessário ter maturidade intelectual e uma boa noção dos conteúdos. Quem estudou na base de resumos e decorebas certamente não conseguiu um bom desempenho”. Para o segundo dia de prova, Moraes alerta: “Se o exame mantiver o mesmo nível do primeiro dia vai exigir muita leitura. Faça a prova no tempo máximo, sem pressa para terminar antecipadamente".

 

ENEM - Publicado em: 25/10/2015

'Não sabia', diz eliminado do Enem após ir ao banheiro com carteira.


O estudante Luiz Alberício de Araújo Neto, de 16 anos, foi eliminado do Enem 2015 após ser flagrado com uma carteira no bolso ao voltar do banheiro. O estudante disse que não sabia da proibição e lamentou a eliminação. "Achei injusto porque eu desconhecia essa regra. Mas serve de aprendizado para mim", falou.

Luiz Neto foi flagrado por um detector de metais. "Pedi para ir ao banheiro. Esqueci a carteira no bolso, avisei ao fiscal de corredor e ele disse que tudo bem. Quando cheguei ao banheiro, um seguranca passou o detector de metais e tinha uma moeda na carteira. Fui levado à coordenação da prova, e fui avisado da minha eliminação. Achei uma injustiça, mas vou usar isso como aprendizado, pois esse é apenas o meu primeiro concurso", falou.

O que levar 

De acordo com o edital do exame, o candidato deve resolver a prova utilizando exclusivamente caneta preta feita de material transparente (não é permitida caneta azul). Também é obrigatório que o candidato porte um documento de identificação original com foto.

Do G1/RN

EMPREGO - Publicado em: 25/10/2015

Final de ano promete gerar 105 mil vagas temporárias no Brasil.


A proximidade do final do ano representa oportunidade de emprego e renda para milhares de brasileiros, pois é quando a indústria e o comércio precisam reforçar o quadro de funcionários para atender ao aumento da demanda por produtos e serviços, incentivado pelo pagamento do 13º salário aos trabalhadores.

Até o final do ano, devem ser contratados 105 mil temporários em todo Brasil, uma retração de 35% na comparação com 2014, de acordo com a pesquisa da Federação Nacional dos Sindicatos das Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt) e do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindeprestem), desenvolvida pelo Centro Nacional de Modernização Empresarial (Cenam). A expectativa é que 32 mil contratados sejam jovens em situação de primeiro emprego.

POLÊMICA - Publicado em: 25/10/2015

Senado começa semana com pauta polêmica.

Algumas polêmicas marcarão a pauta do Senado na semana que se inicia. No plenário, na terça-feira (23), os senadores devem apreciar a Medida Provisória (MP) 680, cujo texto original trata das regras do Programa de Proteção ao Emprego, criado pelo governo para ajudar a reduzir as demissões provocadas pela crise econômica.

A MP deve ser a primeira a ser analisada no plenário sob o novo pré-requisito de pertinência temática, criado pelo presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) para atender a exigência imposta pelo Supremo Tribunal Federal de que todas as emendas às medidas provisórias tenham relação com o tema principal da matéria, caso contrário serão consideradas inconstitucionais. Assim, o Senado precisará se manifestar sobre as emendas já aprovadas pelos deputados que não têm relação com o Programa de Proteção ao Emprego.

 

BANCO DO BRASIL - Publicado em: 24/10/2015

Princípio de incêndio na agência do Banco do Brasil de João Câmara.


Um princípio de incêndio foi registrado na manhã deste sábado(24) na agência do Banco do Brasil de João Câmara. O fogo teve origem na área de atendimento ao cliente onde algumas janelas tiveram os vidros quebrados.

O incêndio já foi controlado, mas há muita fumaça preta no interior da agência. O serviço de autoatendimento dos caixas eletrônicos foi desligado.

As portas estão abertas e a Polícia Militar está no local para evitar que as pessoas entrem no prédio. Outras informações a qualquer momento.

REBELIÃO - Publicado em: 24/10/2015

Presídio do RN tem celas depredadas e colchões queimados em rebelião.


A Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, teve celas depredadas e colchões queimados durante uma rebelião registrada entre a tarde e a noite desta sexta-feira (23). As informações foram repassadas pelo subtenente João Maria Nóbrega, oficial do Corpo de Bombeiros que esteve no local para conter as chamas dentro do da unidade prisional.

O Grupo de Operações Especiais (GOE) do sistema prisional e a Polícia Militar foram acionados para conter a rebelião. Do lado de fora era possível ver fumaça saindo do pavilhão 2 da penitenciária. A situação foi controlada no início da noite.

A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que houve um “desentendimento” dentro da unidade prisional, mas não deu detalhes sobre o motivo da rebelião.

Do Portal G1

 

VIOLÊNCIA - Publicado em: 24/10/2015

Chuva de bala em madrugada de terror e morte em Guamaré.


Uma mulher identificada por Hildezite Araújo Oliveira Lima (45 anos), mas conhecida por Dona Neném, foi executada a queima roupa com vários tiros dentro da sua própria residência, localizada na Rua Missaba, próximo à Rua dos Invasores, por volta das 3 horas da madrugada de hoje (24)

Segundo testemunhas ouvidas no local, homens encapuzados chegaram num carro preto na casa sem identificação, arrombaram o portão, logo depois a porta, e já foram efetuando vários disparos contra a vítima que estava com dois de seus filhos no quarto. Neném não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Na saída, os criminosos fizeram vários disparos no carro de Manel do Peixe que se encontrava próximo. Foram mais de 15 tiros no vidro do lado do motorista e na lateria do veículo. O comércio de Manel fica de frente à casa de Dona Neném.

A polícia foi acionada por populares da ocorrência, quando os agentes chegaram ao local do homicídio, já havia vários curiosos querendo saber notícias. A reportagem do portal também já se encontrava no local fazendo a cobertura, quando do nada se ouviu vários disparos de arma de fogo na Rua dos Invasores, neste instante começou uma correria, tensão, as pessoas que estava na Rua Miassaba, correram para suas casas e o editor do blog sem alternativa de fuga se abrigou por trás de um veículo enquanto cessava o pipoco de bala.

Há fortes suspeitas que os criminosos tenha atirado contra a polícia da Rua dos Invasores para a Rua Miassaba, onde se encontrava os agentes. Ainda não se sabe os motivos que levaram a execução de Dona Neném, nem as razões dos criminosos terem invadido três residências na Rua dos Invasores em busca de suas vítimas, mas de uma coisa é fato, os bandidos não tiveram medo da polícia que se encontrava em duas viaturas.

Uma das viaturas saiu em diligência até a rua dos invasores local dos tiros, que fica a um quarteirão do local do crime, ao chegar à Rua dos invasores, visivelmente os moradores estavam em pânico, três residências foram arrombadas pelos os criminosos. Moradores que não quiseram se identificar, afirmaram ao blog que eram vários homens encapuzados em dois veículos.

 

PUBLICIDADE - Publicado em: 24/10/2015

Hoje é Sábado dia de feira livre em João Câmara visite a ÓTICA EXCLUSIVA e aproveite nossas ofertas.






A Ótica Exclusiva em João Câmara do empresário e proprietário o senhor. Erimar garante a todos os seus clientes e amigos o “PREÇO MAIS BARATO DE JOÃO CÂMARA”. Trabalhando com as melhores marcas do mercado e com as melhores promoções, que iram deixar a concorrência morrendo de inveja. A Ótica Exclusiva trás o que é há de melhor para o cliente. Venha você e sua família e comprove o que estamos anunciando.

Estaremos trabalhando para trazer o melhor e mais atualizado em armações, garantiremos o melhor atendimento, conforto, comodidade e o “PREÇO MAIS BARATO DA CIDADE DE JOÃO CÂMARA”. 

CAPACITAÇÃO - Publicado em: 23/10/2015

Conselheiros Tutelares eleitos participam de capacitação em Natal.

 

Conselheiros tutelares eleitos na eleição unificada do dia 4 de outubro estão participando de uma capacitação promovida pelo CONSEC que está acontecendo na Escola de Governo, no Centro Administrativo em Natal. O Estado foi dividido em quatro blocos englobando todos os municípios do Rio Grande do Norte.

 

Nesta sexta-feira(23) a capacitação será para os municípios do Bloco II que compreende os municípios de Macau, Pendências, Pedro Avelino, Parazinho, João Câmara, Bento Fernandes,Jardim de Angicos, Barcelona, Lagoa de Velhos, Tangará, Sío Novo, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Boa Saúde, São José de Campestre, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Lagoa Dantas, Passa e Fica, Montanhas, Santo Antônio, Serrinha, Lagoa de Pedras, Passagem, Várzea, Espírito Santo, Jundiá, Lagoa Salgada, Afonso Bezerra, Angicos e Fernando Pedrosa, Santa Cruz, Lajes Pintadas, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, São Bento do Trairi, Japi, Galinhos, Caiçara do Norte, São Bento do Norte, Pedra Grande

 

A capacitação será ministrada pela Advogada Taana Dantas Nascimento, que presta assessoria jurídica à FEMURN, e por Antônio Rinaldo da Silva, ex-Conselheiro Tutelar de Mossoró.

 

 

 

POLITICA - Publicado em: 23/10/2015

Candidato a prefeito em São Paulo do Potengi, ‘Dr. Ivan’ tem apoio de José Adécio.


 

Na manhã desta sexta-feira 23/10, o Deputado José Adécio se reuniu em seu gabinete, com o candidato a prefeito em São Paulo do Potengi, Dr. Ivan.

 

O líder político se dirigiu ao encontro de José Adécio para apresentar as demandas da cidade. O Deputado ouviu os pleitos do município apresentados pelo candidato a prefeito, e com total atenção aos anseios da população, se comprometeu em desenvolver projetos, e articular junto ao Governador Robinson Faria investimentos  em benefício de São Paulo do Potengi.

 

Em nome da população de São Paulo do Potengi o candidato a Prefeito Dr. Ivan agradece o total apoio do Deputado.
Assecom: Rafael Maia

 

INTERNET - Publicado em: 23/10/2015

Guerra digital: Flamengo e Corinthians travam duelo nas redes sociais.


 

O Flamengo perde do Corinthians nas redes sociais, mas quer virar o jogo.

 

O clube de maior torcida do Brasil tem se reunido com o Facebook e o Twitter para estudar maneiras de alavancar o número de seguidores e fãs e aumentar o envolvimento dos torcedores.

 

O objetivo é até o final do ano ultrapassar o time de maior torcida de São Paulo nas redes sociais.

 

Hoje, a disputal digital está assim:

 

Flamengo:

 

Twitter: 3 milhões de seguidores

 

Facebook: 10,2 milhões de fãs

 

Corinthians:

 

Twitter: 3,7 milhões

 

Facebook: 10,5 milhões

 

LAURO JARDIM

 

PEC - Publicado em: 23/10/2015

Dilma veta lei que permitiria aposentadoria de servidor público aos 75 anos.

A presidente Dilma Rousseff vetou, nesta quinta-feira (22), o projeto de lei que permitira aos servidores públicos a aposentadoria aos 75 anos. A mudança era esperada — e comemorada — por juízes e servidores desde que entrou em vigor a chamada PEC da Bengala, que adiou a aposentadoria compulsória de ministros do Supremo Tribunal Federal, dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União.

A proposta (apelidada de PL da Bengalinha) era tão aguardada que gerou uma corrida por liminares nos tribunais, protagonizada por desembargadores que queriam ficar mais tempo nas cortes. Decisões foram concedidas pelos tribunais de Justiça de São Paulo, de Pernambuco e do Rio de Janeiro permitindo que magistrados se mantivessem na carreira. Para o STF, no entanto, a mudança dependia da edição de uma lei complementar — que acaba de ser vetada pela presidente.

 

CERTIFICADO - Publicado em: 22/10/2015

João Câmara: Alunos do curso de Enfermagem fazem denúncia ao Ministério Público.


Vários alunos do curso de enfermagem deram entrada com uma denúncia no Ministério público sobre a antiga Escola de Enfermagem Menino Jesus e hoje ETERN (Escola Técnica de Enfermagem).

Os estudantes cobram da instituição o certificado de conclusão do curso técnico de enfermagem, pois concluíram o curso no mês de julho do corrente ano e até o momento nada de certificado.

Segundo informações a senhora Socorro de Berré coordenadora do curso em João Câmara, disse ao alunos que a instituição chegou a falência e que não podia fazer mais nada.

Os alunos estão indignados pois gastarão cerca de 3.500,00(Três mil e quinhentos) com o curso além de despesas com fardamento e material didático e até o momento nenhuma posição foi tomada.

Uma comissão de alunos estará nos próximos dias constituindo um advogado para que possa representa-los nessa árdua batalha.

MUDANÇA - Publicado em: 22/10/2015

Diário Oficial confirma mudança na SEJUC.

Publicação no Diário Oficial do Estado, edição de hoje (22), confirma a mudança de comanda na secretaria estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC). Empossado em março deste ano, deixa a pasta o titular Edilson Alves de França. Ele será substituído pelo procurador-geral do Estado na gestão Rosalba Ciarlini, Cristiano Feitosa Mendes.

 

EDUCAÇÃO - Publicado em: 22/10/2015

João Câmara: Vereador Aldo Torquato realiza reunião com profissionais da educação.


O vereador Aldo Torquato se reuniu com professores que estão sendo penalizados e prejudicados com o caso da UNITINS/EDUCON Universidade do Tocantins desde o ano de 2006.

Na oportunidade alguns avanços foram realizados e os profissionais estão satisfeitos com os avanços que estão sendo realizados.

 

OBRAS - Publicado em: 22/10/2015

João Câmara: Mais uma obra inacabada na administração VAVA.


O prefeito Ariosvaldo Targino de Araújo bate recorde de obras inacabadas na cidade de João Câmara, desta vez é o Pontilhão do Barroso, que se encontra com água empossada, fedor e muitos mosquitos.

A população solicitar o máximo possível providencias cabíveis por parte da gestão municipal.

 

 

Funcionário da Secretária de Obras morre após queda de Portão de Ferro. - Publicado em: 22/10/2015

ACIDENTE DE TRABALHO OU NEGLIGÊNCIA?





Um funcionário da Secretária de Obras do município de João Câmara, identificado como Pedro Firmino da Silva, 57 anos, mais conhecido como “PEDRINHO” residente na Rua Francisco Bittencourt, Centro/João Câmara, faleceu na tarde desta quarta-feira (21), após trabalhar em um Portal de Ferro da 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil João Câmara. Onde o mesmo fez um reparo de solda no Portão, segundo informações colhidas por populares em seguida o mesmo caiu em cima da vítima. 

Importante que seja investigada a fundo esse acontecimento, pois muitos amigos e funcionários da prefeitura estavam indignados e revoltados porque o servido estava sozinho e sem os equipamentos de proteção.

A prefeitura de João Câmara através da secretaria municipal de obras foi negligente e precisa responder por tal fatalidade.

UFRN - Publicado em: 22/10/2015

Rogério Marinho destina R$ 40 milhões em emenda de bancada para Parque Tecnológico da UFRN.


O deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no RN, decidiu destinar a emenda a que tem direito como membro da bancada federal potiguar para a construção do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto faz parte da expansão prevista do Instituto Metrópole Digital, criado pelo parlamentar e implantado com sucesso na instituição de ensino. A quantia destinada será de R$ 40 milhões.

O Parque Tecnológico previsto pela UFRN seria desenvolvido nos arredores do campus universitário em Natal, e seria voltado para as áreas de Tecnologia da Informação e da Comunicação. A emenda destina-se prioritariamente a apoiar os estudos, análise e planejamento do projeto, bem como a execução da obra de ampliação do Metrópole Digital para atender as demandas iniciais do referido parque e a implantação de novas ações de formação nos diferentes níveis.

Segundo Rogério Marinho, “a consolidação e o sucesso do Metrópole Digital já nos permite pensar nos próximos passos. O projeto colocou Natal no mapa da tecnologia da informação e, com o Parque Tecnológico, a capital potiguar será, em pouco tempo, uma referência nacional no assunto”.

ITEP - Publicado em: 21/10/2015

ITEP receberá nove viaturas para reforçar atuação no Estado.

Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) receberá reforço de nove viaturas adquiridas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo Estadual, o investimento de mais de 1 milhão e 200 mil reais é resultado de uma parceria com o Governo Federal.

 

UFERSA - Publicado em: 21/10/2015

Aulas da Ufersa serão retomadas na próxima segunda.

As aulas da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 26, conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), que se reuniu na tarde de ontem, 20, para deliberar as novas datas de continuidade do Calendário Acadêmico referente ao primeiro semestre letivo de 2015.

Como lembra a assessoria de comunicação da universidade, o calendário estava suspenso desde o dia 1º de junho, em atendimento à solicitação do movimento grevista dos técnicos-administrativos, discentes e docentes da Ufersa. Com o novo cronograma, o semestre letivo em andamento deverá ser encerrado no dia 21 de dezembro. Já no dia 24 de dezembro começa o recesso que prosseguirá até o dia 31 de janeiro de 2016.

A atualização do calendário provocou alterações nas datas das solenidades de colação de grau nos quatro campi da Ufersa, que ocorrerão todas em janeiro de 2016. Segundo a assessoria, a primeira solenidade será no dia 13, em Mossoró, seguindo por Caraúbas, no dia 14; Pau dos Ferros, dia 16, e Angicos no dia 19.

 

Primeira página Página anterior