POLÍTICA - Publicado em: 31/01/2017

Robinson volta atrás e decide fazer leitura anual dia 02 na Assembleia Legislativa

A leitura da mensagem anual do Governador Robinson Faria (PSD) será no dia da abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (02). 

O Governador iria estar em Brasília, mas voltou atrás e decidiu retornar, segundo fonte da Governadoria. 

 

Dia 07 era a data modificada pelo Governo para a leitura, que agora volta a ser dia 02. 

PROUNI - Publicado em: 31/01/2017

Começam hoje as inscrições para o ProUni.


A partir de hoje (31), os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado podem se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do programa. O período de inscrições se encerrará às 23h59, no horário de Brasília, de 3 de fevereiro.

No total, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos, número que apresenta um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior de todo o país. A seleção dos candidatos, com base nas notas do Enem, alinha inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico.
Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais — o governo federal cobre 50% da mensalidade. Para acesso ao processo seletivo, na página eletrônica do programa, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de fevereiro e o da segunda chamada, no dia 20. 

Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior e tenham alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem; tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular e comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública que integrem o quadro permanente da instituição de ensino.

 

NOTA DE PESAR - Publicado em: 30/01/2017

João Câmara: Prefeito Mauricio Caetano emite nota de pesar e decreta luto oficial por três dias em memoria de Toinho de Dedé.


O Governo Municipal de João Câmara, levando em consideração que, o senhor Antônio Lacerda Bezerra, servidor Público Municipal, sempre demonstrou possuir o elevado grau de capacidade em cultivar amizades com esmerado cuidado e carinho, destacando-se também como um exímio funcionário, de excepcionais qualidades, sempre zeloso com o patrimônio público. Associando-se aos familiares enlutados, pela perda irreparável em decorrência do seu falecimento, ocorrido ontem, dia 29 de janeiro, vem apresentar as condolências em nome do governo.

 

REUNIÃO - Publicado em: 30/01/2017

João Câmara: Secretária de Meio Ambiente e Secretário de Cultura, Turismo e Juventude participam de reunião com representante da Empresa Contourglobal.



A secretária de Meio Ambiente Hermida Araújo, o Secretário de Cultura, Turismo e Juventude Benedito Alves, coordenadores e Subcoordenadores, participaram na manhã de hoje(30) de uma importante reunião com o representante da empresa Contourglobal o senhor Muriel Rondney.

Na oportunidade foram discutidos vários assuntos sobre a possiblidade de parcerias na área de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Juventude, projetos como oficinas de músicas, artes sustentáveis.

ESPORTE - Publicado em: 30/01/2017

João Câmara: Secretaria Municipal de Esportes realiza reunião com presidentes de equipes em prol da Taça Cidade de João Câmara.


A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer(SMEL), realizou na manhã deste sábado(28) a primeira reunião da (taça cidade de João Câmara), na ocasião esteve presente os presidentes de equipes, onde o Prefeito Maurício Caetano pode reiterar o compromisso com o esporte de nossa cidade.

No final da reunião o secretário de esporte o senhor Gean Carlos, demonstrou está muito satisfeito com a presença das 26 equipes em uma competição a nível municipal.

TRÂNSITO - Publicado em: 30/01/2017

João Câmara: Departamento de Trânsito em parceria com Secretaria de Obras apresentam alternativa para tapa buraco e recapeamento asfáltico.



A empresa ÚNICO ASFALTOS em parceria com o Departamento de Trânsito e a Secretaria Municipal de Obras veio nesta segunda feira(30) apresentar uma alternativa para tapa buracos e recapeamento asfáltico com massa asfáltica instantânea, um novo produto revolucionário de mercado com liberação de trafico imediato após a aplicação.

Uma experiência foi realizada na manhã de hoje na rua Antônio Proença-Centro em frente à igreja do Testemunho de Jeová.  

Em breve a administração do Prefeito Mauricio Caetano irá expandir o projeto para toda a cidade.

Aniversáriante do dia! - Publicado em: 30/01/2017

João Câmara: Amigos comemoram o Aniversário da Servidora pública Tatiane Inácio.


Amigos e servidores da Prefeitura Municipal de João Câmara, comemoraram na manhã de hoje(30) o aniversário da Jovem servidora da prefeitura Tatiane Inácio. 

 

SEGURANÇA - Publicado em: 30/01/2017

Governo do Estado vai colocar presos de Alcaçuz em contêineres


O Governador Robinson Faria (PSD) se agradou dos contêineres que estão sendo colocados em Alcaçuz para separar facções. 

E decidiu que vai alugar outros 50 contêineres habitáveis adaptados para servirem de dela. 

Os contêineres alugados terão capacidade para 20 presos cada um, totalizando 1.000 vagas.

Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte

 

 

SEGURANÇA - Publicado em: 30/01/2017

Carlos Eduardo opina sobre o sistema prisional potiguar


Ex-secretário de Justiça do Rio Grande do Norte, no Governo de Garibaldi Filho, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), escreveu dois artigos sobre o caos do sistema penitenciário:

UM SISTEMA CRIMINOSAMENTE DESFEITO I

Em determinado período de sua rica história, o Rio Grande do Norte pode ostentar a marca de ter um dos mais avançados sistemas prisionais do país, implantado praticamente a partir do nada. Isso ocorreu nos anos 90, quando assumimos a Secretaria de Justiça e Cidadania no Governo Garibaldi Filho. A Secretaria era responsável apenas pelo presídio de regime fechado João Chaves, construído há 30 anos em Natal que ficou popularmente conhecido como Caldeirão do Diabo por registrar uma morte de detento a cada mês, e a penitenciária Mário Negócio, de regime semiaberto, em Mossoró. Pois bem, em apenas 3 anos, vencemos a inércia para implantar no Estado um completo sistema prisional.

O Caldeirão do Diabo, situado dentro da área urbana de Natal, no coração da Zona Norte, deixou de existir. Construímos a Casa Albergue para o regime aberto e o Hospital de Custódia ou manicômio judiciário com 51 leitos. Até então, presos com problemas mentais eram enviados para a vizinha Paraíba. Além disso, criamos dois pavilhões de regime fechado em Mossoró e duas novas penitenciárias de regime fechado, em Caicó e Alcaçuz, esta última referência nacional pelo respeito aos direitos humanos. E ainda demos início à construção das Cadeias Públicas de Natal e de Mossoró. Assim, o Estado livrou-se da superlotação de presos e pela primeira vez passava a contar com um sistema que englobava todos os regimes previstos na Lei de Execuções Penais, complementado pelo Patronato, projeto-piloto para dar curso às penas alternativas, por sinal uma das primeiras unidades no Brasil e modelo visitado por representantes de mais de uma dezena de Estados.

Vale dizer que a construção de Alcaçuz seguiu os padrões internacionais recomendados pelas Nações Unidas na Conferência do Cairo de 1997 e adotados pelo Ministério da Justiça. Além disso, a obra teve acompanhamento sistemático da OAB, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, do Conselho Penitenciário e de representantes das igrejas católica e evangélica.

Hoje, Alcaçuz é escárnio nacional, com cenas deprimentes de uma rebelião sangrenta, levadas pela TV ao país e ao mundo. Dizer que o erro maior foi construir numa região de dunas é pura falácia. Como se a condição do terreno determinasse a degradação que leva um ser humano a matar outro ser humano com alto grau de crueldade para ganhar prestígio entre os demais. É querer zombar da inteligência alheia.

É verdade que desde sua inauguração em 1998, há quase 20 anos, o presídio sofreu a falta de investimentos em manutenção e todo um trabalho de assistência aos apenados foi deixado de lado. Quantos e quantos anos perdidos. Quanta omissão!

Alcaçuz se tornou um depósito de presos. Um campo de concentração para onde são enviados criminosos perigosos e também pessoas que cometeram pequenos delitos e poderiam, acredito sim, voltar a conviver em sociedade. Um crime contra o nosso Estado e a nossa sociedade. Porque é fácil perceber que Alcaçuz não tinha problema estrutural, mas conjuntural. Faltou sempre um maior efetivo de policiais e também a formação adequada de um quadro de agentes penitenciários. Não foi o local escolhido como trombeteado por aí.

O argumento de que o presídio deveria ser construído em outro local, longe de Natal, também não leva em conta a legislação com farta jurisprudência no STF que assegura o cumprimento da pena perto da família como forma de contribuir para sua ressocialização.

UM SISTEMA CRIMINOSAMENTE DESFEITO II

O caos do sistema prisional que se assiste hoje no Brasil e no Rio Grande do Norte é resultado da falta de cuidado técnico e profissional, e o muito pouco que foi feito para abertura de novas vagas no sistema nesses quase 20 anos desde a inauguração de Alcaçuz, complexo penitenciário classificado pelo Ministério da Justiça, na ocasião de sua construção, como prisão modelo. Só o descaso justifica chegarmos ao ponto em que chegamos. Só a indiferença e a inépcia puderam levar Alcaçuz ao fundo do poço, a mais abjeta casa da degradação humana.

Voltando ao sistema. Não foram somente realizadas obras físicas, citadas ontem neste espaço, na época em que tive a honra de exercer o cargo de secretário de Interior, Justiça e Cidadania no governo Garibaldi Filho. Num árduo mutirão, promovemos, junto com o Judiciário, a revisão de todos os processos de modo a atualizá-los. Substituímos o fraudado sistema de fichas por registros computadorizados. Demos a cada apenado e a seus familiares o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar (advogado, psicólogo, psiquiatra e assistente social). O sistema garantia atendimento médico e odontológico aos apenados e, através de um convênio com a Funpec, incentivamos o trabalho remunerado com vagas não só em órgãos do governo como a própria Sejuc, Centrais do cidadão, Procon, zeladoria do centro administrativo entre outros, como também com empresas privadas que se dispuseram a abrir vagas para que os apenados pudessem trabalhar. Aliás, agora na prefeitura repetimos parceria com o Judiciário para que apenados fossem contratados para trabalhar em empresas que realizaram obras de mobilidade urbana contratadas pelo município.

Na época, foram muitos os presos que tiveram acesso ao ensino básico e o profissionalizante, este com remuneração em sistema de poupança para garantir um pecúlio ao final da pena. Distribuímos vestuário e kits de higiene pessoal para apenados e apenadas. Desenvolvemos um sistema pioneiro de comercialização dos produtos fabricados na prisão com participação nos lucros para cada prisioneiro participante do projeto. Enfim, criamos uma política de humanização, até então inexistente, levando dignidade onde antes só se oferecia indiferença.

Fundamos, igualmente de modo pioneiro, a Escola Penitenciária para a formação de agentes carcerários. A Secretaria de Justiça e Cidadania também foi parâmetro nacional com a informatização do setor e a criação da Memória do Apenado, que servia ao intercâmbio de comunicação com os demais Estados. A Memória continha fichas individuais com foto, prontuário, impressão digital e informações precisas para eliminar eventuais distorções ou injustiças. Finalmente, cuidou-se da instalação do Conselho dos Direitos Humanos no Estado, da elaboração do Estatuto Penitenciário e de uma legislação específica sobre transporte e envio de presos, classificação e lotação de unidades prisionais. Enfim, naquele tempo, pagar uma dívida social não significava necessariamente descer aos infernos.

 

Não existe na legislação brasileira a pena de morte, nem a prisão perpétua. Significa dizer que todo pessoa condenada por algum crime um dia vai sair da prisão. Portanto, tratar a questão penitenciária como coisa séria exige respeito a quem está lá dentro, porque são seres humanos. Exige solidariedade às muitas famílias que sofrem pelos erros de seus entes queridos. Exige compreensão das autoridades para a necessidade de ocupar espaços abertos que permitiram o surgimento e crescimento das facções criminosas. Exige reflexão da sociedade sobre como tratar o apenado e como reintegrar os que querem voltar ao convívio na sociedade. Exige, acima de tudo, responsabilidade daqueles que tudo falam, nada entendem e a todos confundem.

POLÍTICA - Publicado em: 30/01/2017

Ezequiel afirma que disputará reeleição e cogita Rogério Marinho ou Tião Couto para o Senado


Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza, que a em maio assumirá a Presidência Estadual do PSDB, afirmou em entrevista à editoria política desta Tribuna do Norte, que vai disputar a reeleição em 2018, descartando concorrer ao Governo ou Senado. 

 

Porém, o deputado adiantou que o deputado federal Rogério Marinho é um nome do partido para disputar qualquer cargo majoritário e citou o Senado como opção mais forte. Outro nome admitido por Ezequiel como possível candidato ao Senado Federal é o empresário mossoroense, Tião Couto (PSDB), que disputou a Prefeitura em 2016, sendo derrotado por Rosalba Ciarlini (PP). 

NOTÍCIA - Publicado em: 30/01/2017

Restaurante Tirinete fecha no Midway


A crise sem precedentes que estamos vivendo culminou com o fechamento de mais um estabelecimento comercial no Shopping Midway Mall. 

O Restaurante Tirinete, de culinária sertaneja, fecha as portas depois de 14 anos de funcionamento. 

 

 

Confira abaixo o relato da empresária Tânia Dantas:

NOTÍCIA - Publicado em: 30/01/2017

Eike Batista diz que “é hora de ajudar a passar as coisas a limpo”


O empresário Eike Batista, considerado foragido após ter viajado a Nova York dias antes da operação policial para tentar prendê-lo, embarcou de volta ao Rio neste domingo (29), onde deve ser detido assim que chegar. Antes do embarque, ele disse que ‘está à disposição da Justiça’.

Questionado se tem algo a dizer aos brasileiros, ele declarou que está à disposição da Justiça: “Estou voltando para responder à Justiça, como é meu dever”. “Está na hora de eu mostrar, ajudar a passar as coisas a limpo”, disse.

 

*Com informações do G1

POLÍTICA - Publicado em: 30/01/2017

Wilma recebe homenagem na Paróquia de Nossa Senhora da Esperança


A vereadora de Natal, Wilma de Faria (PTdoB), foi homenageada na noite deste domingo (29), na Paróquia de Nossa Senhora da Esperança, a convite do querido Padre Agustin. 

 

Recebeu a Comenda do Santuário, em razão da contribuição para melhorar a vida das comunidades. 

SEGURANÇA - Publicado em: 30/01/2017

Na madrugada desta segunda-feira (30) os bandidos invadiram a cidade de Lajes, na região Central do Estado. Instalaram clima de terror ao atirarem contra a vi


Na madrugada desta segunda-feira (30) os bandidos invadiram a cidade de Lajes, na região Central do Estado. 

Instalaram clima de terror ao atirarem contra a viatura de polícia e ainda explodiram a agência do Banco do Brasil. 

 

 

POLÍTICA - Publicado em: 30/01/2017

Ministra Cármen Lúcia homologa delações da Odebrecht


A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, homologou as 77 delações de executivos e ex-executivos da construtora Odebrecht. Agora, o material será encaminhado para a Procuradoria-Geral da Républica, que vai analisar os documentos para decidir sobre quais pontos irá pedir investigação.

Na sexta-feira (27), juízes auxiliares do gabinete do ministro Teori Zavascki concluíram as audiências com os 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht que fecharam acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato.

Teori era relator da operação no tribunal. Com a morte do ministro, em um acidente de avião no último dia 19, a presidente do STF autorizou que os juízes auxiliares concluíssem os trabalhos das delações premiadas.

 

Por Mariana Oliveira, TV Globo, Brasília

PAGAMENTO - Publicado em: 30/01/2017

Apesar da crise, Prefeito de João Câmara começa gestão pagando em dia o salário do funcionalismo.

O prefeito de João Câmara, Mauricio Caetano (DEM), através da Secretaria Municipal de Finanças comunicou a nossa reportagem que estará efetuando o pagamento do salário de janeiro ao funcionalismo até quarta-feira (01). 

Apesar de ser obrigação, não deixa de ser um bom início de gestão, diante da crise sem precedentes, de duas parcelas zeradas de FPM.

RÁDIO - Publicado em: 30/01/2017

Rádio: Amistrong retorna a apresentação do jornal da 89 FM.


Afastado do rádio após alguns desentendimentos políticos gerados com a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal, o vereador Amistrong Bezerra, fez as pazes com o ex-prefeito Vavá e retornou nesta segunda-feira(30) a apresentar o Jornal da 89 FM Assunção, emissora de rádio de propriedade do ex-prefeito. Com seu retorno o âncora terá a missão de manter o nome do ex-prefeito, seu maior correligionário em evidência na mídia.

Em seu comentário no final do jornal, dividiu os elogios entre o atual prefeito Maurício Caetano e não poupou elogios a liderança do ex-prefeito Vavá, segundo ele, que se mantém em evidência mesmo estando fora do poder. A grande expectativa é quanto ao comportamento do âncora do jornal nas próximas edições e também sua atuação na Tribuna da Câmara a partir da próxima semana quando começam os trabalhos da Casa Legislativa.

Fonte: Assis Silva

RÁDIO - Publicado em: 30/01/2017

João Câmara: Programa Rota 89 estreia hoje na rádio 89 FM.

A Rádio 89 FM traz a partir de hoje a estreia de mais um programa na grade de programação da emissora, trata-se do programa ROTA 89 que terá como apresentador o Radialista Benedito Alves (Benê Alves) o programa será de entrevistas, debates, politica, vários assuntos de interesse do povo, o programa será de segunda a sexta das 17h ás 19h.

MISS UNIVERSO - Publicado em: 30/01/2017

Miss França é coroada Miss Universo.


A coroa de Miss Universo 2016 já tem dona: Iris Mittenaere, a Miss França. A final do concurso aconteceu neste domingo, 29, em Manila, capital das Filipinas. A Miss Haiti, Raquel Pelissier, e a Miss Colômbia, Andrea Tovar, ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A nova Miss Universo tem 24 anos, nasceu na cidade de Lille, ao Norte da França, e é dentista. É apenas a segunda vez na história do concurso que uma francesa ocupa o posto de Miss Universo - a outra ocasião foi em 1953.

A brasileira Raissa Santana não ficou entre as nove finalistas da edição de 2016 do Miss Universo. As representantes dos Estados Unidos, Tailândia, França, México, Quênia, Colômbia, Canadá, Haiti e Filipinas chegaram à final.

FUTEBOL - Publicado em: 30/01/2017

ABC goleia o Santa Cruz de Natal no Frasqueirão


O ABC enfrentou o Santa Cruz de Natal na tarde/noite deste domingo (29), no estádio Frasqueirão, em jogo válido pela 4ª rodada do primeiro turno do Campeonato Potiguar, e goleou o adversário por 4 a 1. Os gols abecedistas foram marcados por Nando (2), Erivélton e Gegê.

Com o resultado, o Clube do Povo chegou aos 10 pontos conquistados e assumiu a liderança isolada do turno. O próximo compromisso do Alvinegro está marcado para quarta-feira (01), contra o Assu, às 19h15, no estádio Edgarzão, em Assu.

Primeira página Página anterior Próxima página Última página