FIES - Publicado em: 31/10/2016

Termina nesta segunda-feira prazo para renovação do Fies.

O prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina nesta segunda (31). Mais de 710,7 mil estudantes, de acordo com balanço do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), renovaram o contrato até o início da tarde da última quarta-feira (26). No total, cerca de 1,5 milhão de contratos devem ser aditados.

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de educação superior. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa ainda levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação.

AUDIÊNCIA - Publicado em: 31/10/2016

Em calamidade há 19 meses, sistema prisional potiguar é tema de audiência.


O sistema prisional potiguar, que há 1 ano e 7 meses encontra-se em estado de calamidade, é tema de uma audiência pública que acontece nesta terça-feira (1º de novembro) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte (OAB/RN). A seccional potiguar fica na Av. Câmara Cascudo, no bairro de Cidade Alta, Zona Leste da cidade. A audiência começa às 14h30 e a entrada é franca.

O objetivo do debate é mobilizar a sociedade civil para discutir os rumos do sistema penitenciário potiguar. O tema escolhido foi ‘APAC e privatização: como fica o sistema prisional?’. “A grave situação das unidades prisionais do estado, que chegou ao ponto de interferir na vida cotidiana de Natal e de todo o RN, gerou um quadro de completa insegurança pública, reflexo do descaso na gestão do sistema prisional. Visando contornar essa situação, o governo decretou estado de calamidade pública no sistema prisional, mas passados mais de um ano dessa situação, não temos observado planos de ações pensados para superar os obstáculos encontrados hoje”, ressalta Gabriel Bulhões, presidente da Comissão de Advogados Criminalistas da OAB/RN.

HOMENAGEN - Publicado em: 31/10/2016

Ezequiel homenageia o Ano da Mulher Advogada nesta segunda.


O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), vai promover, nesta segunda-feira (31), às 9h, no Plenário da Casa, uma sessão solene em homenagem ao Ano da Mulher Advogada. Em 2016, os esforços da OAB se voltarão à implementação do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada.

“O evento reforça as ações de valorização da mulher advogada implementadas pela Ordem dos Advogados do Brasil no território nacional. 2016 é um ano muito significativo para todas as mulheres advogadas do Brasil. É preciso intensificar essa participação, avançando cada vez mais nos direitos e fortalecimento das prerrogativas das advogadas, mas também defendendo toda a sociedade contra a discriminação, a violência e, principalmente, em busca da tão sonhada igualdade de gênero”, disse Ezequiel Ferreira.

As mulheres representam quase a metade da advocacia em todo o país: 444.189 mulheres (47,20%) e 499.316 homens (52,80%). Atualmente, são 15.820 advogados inscritos no Rio Grande do Norte, sendo 11.526 ativos, e desse percentual 44,51% formado por mulheres e 55,49% de homens.

Este ano, o Conselho Federal da OAB instituiu o Ano da Mulher Advogada e lançou o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, prevendo a defesa das prerrogativas, a proteção da mulher no exercício profissional, a igualdade de gênero e a ampliação da participação feminina na administração da Ordem.

Serão homenageadas na sessão solene dez advogadas potiguares: Adriana Cavalcanti Magalhães, Danielle Sousa Vieira Diniz, Elke Mendes Cunha, Kelly Karinne Roque Dantas, Lucineide de Mendonça Freire, Maria de Fátima Delgado Nobre, Maria Lidiana Dias de Sousa, Maria Margarida Simplício de Souza, Renata Alves Maia e Valéria Carvalho de Lucena.

Adriana Cavalcanti Magalhães atua nas áreas de Direito Empresarial e Imobiliário. É graduada em direito pela UNP e pós-graduada em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Universidade Potiguar.

Danielle Sousa Vieira Diniz é presidente da Subseccional de Assu. Elke Mendes Cunha é ex-conselheira seccional da OAB e procuradora da Fazenda Nacional.

Kelly Karinne Roque Dantas é ex-conselheira seccional da OAB/RN e Procuradora da Fazenda Nacional. Lucineide de Mendonça Freire é presidente da Comissão da Mulher Advogada – OAB/RN. Maria de Fátima Delgado Nobre é advogada e servidora efetiva da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Ainda entre as homenageadas estão Maria Lidiana Dias de Sousa, presidente da Subseccional de Pau dos Ferros. Maria Margarida Simplício de Souza, advogada na assistência jurídica há mais de 30 anos. Valéria Carvalho de Lucena, presidente da Subseccional de Macau e Renata Alves Maia, defensora Pública Geral do Rio Grande do Norte.

Renata é graduada em direito pela Universidade Potiguar. Possui MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e Curso de Direito Público. Ingressou na Defensoria Pública do RN em 2008, após aprovação em concurso público para a carreira de Defensor Público Estadual. Foi eleita Defensora Pública-Geral do Estado para um mandato de dois anos em eleição realizada entre os 38 defensores públicos do Estado.

CARNATAL - Publicado em: 31/10/2016

Estrutura do Carnatal começa ser montada.


A estrutura do Carnatal 2016 começa a tomar forma no entorno da Arena das Dunas, no bairro de Lagoa Nova. Faltando pouco mais de um mês para a micareta fora de época de Natal, operários trabalham na montagem do corredor da folia.

O Carnatal 2016 já tem as atrações dos seus blocos confirmadas. Neste ano, a micareta realizará sua programação entre os dias 01 e 04 de dezembro na Arena das Dunas. A micareta é considerada a maior e melhor do Brasil e atrai milhares de pessoas todos os anos. Na edição passada, o Carnatal completou 25 anos.

Entre atrações confirmados, estão o cantor mais cobiçado e admirado do momento, Wesley Safadão, e a rainha do axé, Ivete Sangalo. Além deles, Durval Lelys, Claudia Leitte e Bell Marques que também marcarão presença em seus blocos. As vendas dos Abadás para o Carnatal 2016 já estão disponíveis no Confira Mais Ingressos.

Nominuto

ATIVIDADE - Publicado em: 31/10/2016

João Câmara: Pastoral da criança realiza atividade em comemoração ao dia da criança na zona rural.



A comunidade de brinco de ouro zona rural de João Câmara recebeu na manhã deste domingo(30) um belíssimo trabalho da pastoral da criança, na celebração da vida e proporcionando um dia muito feliz para as crianças daquela comunidade.

 

HOMICIDIO - Publicado em: 31/10/2016

Jovem é morto com sete tiros em barraca de praia na Redinha.


G1 RN – Um jovem foi morto a tiros na tarde deste domingo (30) na praia da Redinha, na Zona Norte da capital potiguar. Segundo a Polícia Militar, ele estava em uma barraca com amigos quando foi baleado. Os criminosos fugiram em seguida. Ninguém foi preso.

De acordo com a PM, os suspeitos chegaram em um carro, estacionaram o veículo e se dirigiram a pé até o rapaz, que estava em um barraca acompanhado de três mulheres e um homem. Os criminosos dispararam sete vezes. Os tiros atingiram o abdômen e o rosto da vítima.

A Equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi ao local e deu início às investigações. O jovem morto ainda não foi identificado e não se sabe a motivação do crime.

VISITA - Publicado em: 31/10/2016

João Câmara: Professor Mário Takeya visita Escritório de Robson Rafael.


Às vésperas de completar 30 anos da fase sísmica que mudou a rotina dos moradores de João Câmara, o professor na época do departamento de Geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mário Takeya, um dos maiores e pioneiros estudiosos em sismologia do Nordeste retorna a cidade onde desenvolveu estudos sobree o fenômeno sismológico.

O professor Mário Takeya visitou o Escritório de Contabilidade Robson Rafael, onde foi rever o amigo contador que na época era secretário do governo municipal, do qual recebeu apoio para realização do seu trabalho de acompanhamento da fase sísmica que atingiu o município por um longo período.

ANIVERSÁRIO - Publicado em: 29/10/2016

Parabéns João Câmara pelos seus 88 anos de emancipação politica.


Neste sábado (29/10) comemoramos 88 Anos de Emancipação Política de nossa cidade João Câmara/RN

João Câmara é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte fica a 74 km de distância da capital Natal, fundado em 1928, localizado na microrregião da Baixa Verde e conhecida como Terra dos Abalos e Baixa Verde.

De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2016, sua população é de 34.839 habitantes, E uma densidade demográfica (hab/km²) 45,08. Área territorial de 714, 961 km².

VIOLÊNCIA - Publicado em: 28/10/2016

João Câmara: Homem não identificado é detido pela polícia militar em pleno centro da cidade com um facão em mãos.


A cidade de João Câmara vive dias de insegurança e muito medo, agora a pouco um homem não identificado estava de posse de uma arma branca(facão) no centro da cidade, o homem aparentava problemas mentais e foi encaminhado a polícia civil para investigação.

 

 

PROTESTO - Publicado em: 28/10/2016

MAXARANGUAPE: SERVIDORES PROTESTAM FALTA DE SALÁRIOS.


Na manhã desta sexta-feira (28) servidores do município de Maxaranguape bloquearam a entrada da cidade por algum tempo e jogaram lixo na porta da prefeitura como forma de protesto pelo atraso no pagamento dos seus salários que estão atrasados a alguns meses. Sem perspectiva de receberem até o final do mandato da prefeita Neidinha, os protestos irão continuar até que o grave problema tenha solução por parte da gestora.

EVENTO - Publicado em: 28/10/2016

João Câmara: Show do Padre Fábio de Melo encerra Festa da Padroeira.


Primeiro lote de ingressos já a venda, corra e garanta já o seu lugar num show antológico...

Evento: Totus Tuus Maria - Encerramento dos festejos da padroeira de João Câmara/RN.

Dia: 09 de Dezembro de 2016, Abertura dos portões às 17:00 hs.

Hora: 21:30 hs.

Local: Estádio municipal Manoel Anacleto de Lima (Anacletão) – João Câmara

Ingressos: Sorveteria Bem Bom, Drogaria União, LL Moto Peças e Lojinha Nossa Senhora Mãe dos Homens (Ao lado da Igreja Matriz)

HOMENAGEM - Publicado em: 28/10/2016

Hoje é dia do Servidor público.


PARABÉNS A TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS!

VIOLÊNCIA - Publicado em: 28/10/2016

POLICIAL MILITAR FOI MORTO A TIROS EM TENTATIVA DE ASSALTO NA MANHÃ DESTA SEXTA (28) EM CAICÓ.


Um policial militar identificado por Cabo Gonzaga, foi baleado na manhã desta sexta-feira (28), durante uma tentativa de assalto ao Mercadinho de Zezinho, no bairro Samanaú, na zona norte de Caicó. De acordo com informações chegadas ao Blog, dois elementos invadiram o mercadinho anunciando assalto, houve reação por parte do PM, que foi alvejado por três disparos de arma de fogo. O policial foi socorrido ao Hospital Regional do Seridó, por uma equipe do SAMU, mas veio a óbito ao dar entrada naquela casa de saúde.

Neste momento, a polícia cerca uma residência no bairro Samanaú, onde estariam os dois elementos. Segundo informações, já houve troca de tiros com os elementos e um dos assaltantes, estaria baleado. 

FUGA - Publicado em: 28/10/2016

Fuga em Alcaçuz na madrugada desta sexta (28).

A maior penitenciária do Rio Grande do Norte voltou a registrar nova fuga na madrugada desta sexta-feira (28), quando foi descoberto um buraco na área externa do presídio e um detento já foi recapturado. 

Já é a 13ª fuga em Alcacuz somente neste ano de 2016, onde já escaparam 102 presos, sem incluir os fugitivos desta sexta (28), tendo em vista que ainda será feita a recontagem dos detentos. 

CHACINA - Publicado em: 28/10/2016

Polícia identifica quatro dos seis mortos em chacina no RN.


G1 RN – Quatro dos seis homens mortos a tiros na chacina ocorrida na tarde desta quinta-feira (27) em João Câmara já foram identificados. Segundo o Instituto Técnico de Perícia (Itep), já foram reconhecidos os corpos de José Cesário Alves, de 36 anos; Paulo Márcio da Silva, de 21; Wdeilsom de Oliveira de Araújo, 24; e Emanoel Messias Lima da Silva, de 20. As outras duas vítimas ainda não foram identificadas. A polícia acredita que os seis foram mortos em um acerto de contas envolvendo facções criminosas.

A chacina

Além dos seis mortos, uma sétima pessoa ainda ficou ferida e foi socorrida ao hospital. De acordo com o capitão da PM João Batista Fonseca Neto, testemunhas afirmaram que seis suspeitos chegaram até o local e atiraram nas vítimas. “A informação é que seriam quatro homens em um carro branco e outros dois em uma moto, todos eles armados. A suspeita é que tenha sido um acerto de contas entre facções criminosas, porque algumas das vítimas tinham passagem pela polícia”, informou.

No local do crime, a polícia se deparou com os corpos espalhados entre uma residência e a rua. Um homem foi morto dentro da casa. Outros três foram baleados na calçada. Uma quinta vítima foi atingida na lateral da residência e outro foi morto no meio da rua.

ACIDENTE - Publicado em: 28/10/2016

Carro com placas de Caicó é envolvido em grave acidente.


Uma colisão frontal envolvendo dois veículos na BR-226, nas proximidades da Fama Casa Show, em Santa Cruz, acabou vitimando fatalmente um senhor e deixando outras cinco pessoas feridas.
Foram envolvidos no acidente um veículo Space Fox, com placas de Caicó, e um Fiat Uno, de Currais Novos. O motorista do Fiat Uno, identificado inicialmente por Assis, natural de Currais Novos morreu no local e seu corpo está preso às ferragens. Segundo informações de populares, ele era motorista de ambulância na cidade de Lagoa Nova, no Seridó do estado.
Ainda do Fiat Uno, se feriu Samário Ferreira de Oliveira. Do outro veículo, uma família inteira teve ferimentos leves. As pessoas foram identificadas por Layro Mariano Pereira, Maria Salome Pereira Oliveira, Sabrina Mariano Pereira e Lazaro Mariano de Oliveira. Todos os feridos foram encaminhados pelo SAMU ao Hospital Regional de Santa Cruz e passam bem.
A Polícia Rodoviária Federal foi acionada ao local e as autoridades aguardam a chega do ITEP para remoção do corpo para necropsia. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz.
Fonte: Edipo Natan

TRANSIÇÃO - Publicado em: 28/10/2016

Prefeito eleito Túlio Lemos indica equipe de transição em Macau.


O prefeito eleito de Macau, Tulio Lemos, constituiu a Comissão de Transição que irá acompanhar todas as providências legais até o dia de sua posse e confiou essa missão ao vice-prefeito eleito, Rodrigo Aladim. Juntamente com outros profissionais de diversas áreas, Aladim terá a oportunidade de conhecer a real situação em que se encontra a administração na Prefeitura Municipal de Macau.

Embora uma série de informações de malversação sobre a administração atual tenha chegado ao seu conhecimento, Tulio Lemos tem recomendado cautela aos membros da Comissão de Transição. “Nossa equipe atuará com bastante seriedade para se buscar a real situação que iremos enfrentar a partir do dia 1º de janeiro”, afirmou o prefeito eleito.

Durante a primeira reunião que realizou com todos os membros da Comissão de Transição, Tulio Lemos informou à equipe que entrou em contato direto, via telefone, com o prefeito em exercício Einstein Barbosa e falou sobre uma série de irregularidades que vêm ocorrendo na sua administração. “O meu gesto teve o objetivo de prevenir o gestor de acontecimentos absurdos, pois algumas situações, provavelmente, ele nem deve ter conhecimento. No entanto, a realidade de toda a situação nós só iremos ter após as análises da Comissão de Transição. Espero que tenhamos uma boa receptividade da parte do prefeito Einstein Barbosa e de todas as pessoas por ele indicadas para acompanhar o processo de transição”.

No encontro com a equipe, o prefeito eleito Tulio Lemos deu o tom de sua forma de governar ao recomendar a prática da austeridade em todos os gestos a serem evidenciados.

O ofício em que indica os membros da Comissão de Transição foi protocolado na última quarta-feira (26) (processo 2.539/16) e nele constam 44 itens de solicitações de documentação, baseadas nas recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Apesar de protocolar o ofício no órgão competente, até esta quinta-feira (27), o vice-prefeito eleito Rodrigo Aladim ainda não havia conseguido ser recebido pelo prefeito em exercício Einstein Barbosa, apesar das recorrentes tentativas.

GREVE - Publicado em: 28/10/2016

Acabou a mamata! Entrou em greve não recebe salário.


Chegou ao fim a mamata de servidor público entrar em greve sem perder o direito de receber seu salário integral.

Greve ele poderá fazer. Está assegurado na Constituição. Mas os dias em que permanecer parado serão descontados do salário.

Foi o que decidiu, ontem, por seis votos contra quatro, o Supremo Tribunal Federal (STF).

Prevaleceu ali o entendimento de que não se deve pagar por serviço que não foi prestado. Salvo em dois casos, a saber.

O primeiro: se a greve tiver sido motivada por atraso de salário. Ou se ficar comprovado que o poder público não fez esforço algum para negociar com os servidores.

As centrais sindicais ligadas ao PT haviam convocado manifestações para resultar em breve numa greve geral de servidores públicos. Por ora, pelo menos, elas estão mantidas.

Ricardo Noblat

PORTAL BO - Publicado em: 27/10/2016

Chacina: Seis pessoas são assassinadas na cidade de João Câmara.


Uma chacina foi registrada na cidade de João Câmara, na tarde desta quinta-feira (27). Seis homens foram assassinados a tiros, quando estavam em via pública. Pelas características, a polícia suspeita de execução.

As seis vítimas estavam juntas e, segundo testemunhas contaram inicialmente aos policiais, bandidos armados teriam chegado em carros. Eles cercaram o grupo e começaram a atirar.

Algumas das vítimas tentaram correr, mas foram alcançadas. Um dos jovens mortos foi assassinado dentro de uma casa. As vítimas ainda não foram identificadas e nem a polícia sabe o que pode ter motivado a chacina.

O crime, cometido em plena luz do dia, chamou atenção da população de João Câmara e dezenas de pessoas estão no local onde os corpos foram encontrados, na comunidade conhecida como Açudinho.

FONTE: Portal BO

2º TURNO - Publicado em: 27/10/2016

Segundo turno das eleições ocorrerá em 56 cidades de 20 estados.


O segundo turno das eleições municipais, no domingo (30), será realizado em 57 cidades de 20 estados, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A situação do município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foi definida hoje (27) pelo TSE, que deferiu o registro do candidato confirmando o segundo turno.

Ainda dependem de decisão definitiva dois municípios: Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense, e Montes Claros, em Minas Gerais. No caso dessas duas cidades, pelo menos um dos candidatos depende de decisão final sobre o registro de candidatura, mas essas pendências não impedirão que os eleitores dessas duas cidades possam escolher seus prefeitos no domingo.

Os estados com o maior número de cidades com segundo turno são São Paulo (13) e Rio de Janeiro (8). Ao todo, os eleitores de 18 capitais vão escolher os prefeitos para os próximos quatro anos. São elas: Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC), Aracaju (SE) e Vitória (ES).

Não haverá segundo turno em seis estados: Acre, Roraima, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. Em nove estados, as eleições serão realizadas apenas para escolher os prefeitos das capitais: Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Em Pernambuco, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul, as eleições serão realizadas nas capitais e em cidades do interior. Apenas os estados de Bahia e São Paulo terão eleições só no interior.

Capitais

Porto Alegre – Nelson Marchezan Júnior (PSDB) X Sebastião Melo (PMDB)
Florianópolis – Gean Loureiro (PMDB) X Ângela Amin (PP)
Curitiba – Rafael Greca (PMN) X Ney Leprevost (PSD)
Rio de Janeiro – Marcelo Crivella (PRB) X Marcelo Freixo (PSOL)
Belo Horizonte – João Leite (PSDB) X Alexandre Kalil (PHS)
Vitória – Luciano (PPS) X Amaro Neto (SD)
Campo Grande – Marquinhos Trad (PSD) X Rose Modesto (PSDB)
Cuiabá – Emanuel Pinheiro (PMDB) X Wilson Santos (PSDB)
Goiânia – Iris Rezende (PMDB) X Vanderlan (PSB)
Aracaju – Edvaldo Nogueira (PCdoB) X Valadares Filho (PSB)
Maceió – Rui Palmeira (PSDB) X Cícero Almeida (PMDB)
Recife – Geraldo Júlio (PSB) X João Paulo (PT)
Fortaleza – Roberto Cláudio (PDT) X Capitão Wagner (PR)
São Luís – Edivaldo Holanda Júnior (PDT) X Eduardo Braide (PMN)
Macapá – Clécio Vieira (Rede) X Gilvam Borges (PMDB)
Belém – Zenaldo Coutinho (PSDB) X Edmilson (PSOL)
Manaus – Artur Neto (PSDB) X Marcelo Ramos (PR)
Porto Velho – Dr. Hildon (PSDB) X Léo Moraes (PTB)

Primeira página Página anterior