OAB - Publicado em: 25/05/2016

OAB/RN promove seminário sobre planejamento jurídico e societário do patrimônio de empresas.


A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, por meio de sua Comissão de Direito Empresarial, promove o seminário ‘Proteção e Planejamento Jurídico e Societário do Patrimônio das Empresas e dos Empresários no próximo dia 31 de maio, às 18h30, na FIERN. Para fazer a inscrição, que é gratuita, basta ligar para 84. 3613.0030.

O seminário tem o objetivo de fortalecer a especialidade do direito empresarial no Estado do RN de maneira que os advogados que atuam na área possam adquirir maior conhecimento sobre o tema. “Da mesma forma, que para a sociedade empresaria é de extrema importância o conhecimento das ferramentas jurídicas, preventivas, que existem hoje quando se quer cuidar da proteção de seu patrimônio”, destaca o presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB/RN, Arnaldo Lázaro.

Entre os palestrantes, destaque para o jurista Pablo Arruda, coordenador do Núcleo de Direito Empresarial do Instituto Brasileiro de Direito dos Negócios. Arruda é ainda professor da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ). Além dele, ministra palestra o administrador de empresas e advogado Arnaldo Lázaro, que é especialista em direito processual civil. O evento conta com o apoio institucional da FIERN, CDL e SEBRAE, e está destinado a empresários, advogados e estudantes de direito.

 

ENEM - Publicado em: 25/05/2016

Termina hoje prazo para pagar a taxa do Enem e confirmar a inscrição.

Hoje (25) é o último dia para que candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) paguem a taxa de R$ 68 para garantir a participação nas provas.  O prazo para que isso seja feito é até as 21h30, no horário de Brasília. Ao todo, mais de 9,2 milhões se inscreveram para as provas e desses, cerca de 2,7 milhões devem pagar a taxa. Os demais são isentos.

Estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas e candidatos de baixa renda que sinalizaram essa condição durante a inscrição estão isentos. O pagamento, que até o ano passado só podia ser feito em agências do Banco do Brasil, agora inclui qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

 

CULTURA - Publicado em: 25/05/2016

Inscrições para Festival de Quadrilhas Juninas no RN seguem até 27 de maio.


O Festival de Quadrilhas Juninas da Inter TV Cabugi está com inscrições abertas para edição 2016. Esta é a 22ª edição do festival que já se consolidou no calendário cultural do estado. As inscrições podem ser feitas até 27 de maio na sede da Inter TV Cabugi, em Natal, e na Inter TV Costa Branca, em Mossoró. A festa acontece no município de Monte Alegre, na Grande Natal, de 15 a 23 de junho.

Ao todo, são três categorias: comédia, estilizada e tradicional. Para fazer a inscrição o representante de cada quadrilha deve se dirigir à Inter TV portando RG e CPF. No local, o representante irá preencher o formulário de inscrição. No dia 3 de junho, às 10h, na sede da Inter TV em Natal será definida - através de sorteio - a ordem de apresentação dos inscritos.

O festival começa com a fase de eliminatórias que acontece de 15 a 19 de junho. A grande final será no dia 23. As disputas nas três categorias - estilizada, tradicional e comédia - prometem ser um grande desafio aos jurados responsáveis por avaliar uma série de quesitos, como harmonia, coreografia, simpatia e evolução.

A grande vencedora deste ano no RN na categoria estilizada poderá participar da etapa regional promovida pela Globo Nordeste no Município de Goiana, em Pernambuco. Lá, a vencedora do RN concorre com as demais classificadas dos outros estados do Nordeste.

O Festival de Quadrilhas Juninas da Inter TV Cabugi tem como maior finalidade valorizar, difundir e incentivar os festejos juninos, uma das maiores manifestações culturais brasileiras.

PRISÃO - Publicado em: 25/05/2016

Foragido há cinco dias, ex-governador de Roraima se entrega à PF.

Após cinco dias foragido, o ex-governador de Roraima Neudo Campos (PP) se entregou, nesta terça-feira (24), à Polícia Federal no Estado. Neudo é marido da atual governadora do Estado, Suely Campos (PP).

Investigações da PF apontam que políticos e servidores públicos usaram “aparato estatal para proteção de um criminoso procurado pela Justiça”, diz nota da corporação sobre Neudo.

Além de dois PMs detidos na segunda, a PF prendeu outros dois policiais e uma secretária de Estado nesta terça. Seus nomes não foram divulgados. Eles ajudaram o ex-governador a tentar, de acordo com a PF, fugir para a Venezuela, país vizinho a Roraima.

Foragido pela quarta vez no ano, Neudo foi condenado a 10 anos e 8 meses de reclusão por envolvimento num esquema que desviava recursos provenientes de convênios da União em 2002, quando ele era governador. Estava foragido desta vez desde quinta (19).

Os presos foram encaminhados para o CPC (Comando de Policiamento da Capital da Polícia Militar de Roraima) e a secretária, à cadeia pública feminina de Boa Vista.

Continua foragida a mulher do senador Telmário Mota (PTB-RR), Suzete Macedo de Oliveira, que é ex-deputada estadual. Ela foi condenada a 6 anos e 8 meses de reclusão.

Todos foram condenados pelo envolvimento no esquema de desvio de verbas públicas conhecido como “escândalo dos gafanhotos”, que consistia no cadastramento de funcionários “fantasmas” na folha de pagamento do Estado, para distribuição dos salários a deputados estaduais e outras autoridades em troca de apoio político.

O pedido de prisão feito pela Procuradoria se baseia no novo entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a possibilidade de cumprimento da pena de prisão após decisão de segunda instância.

A defesa de Neudo foi procurada, mas não se manifestou sobre o assunto. A reportagem também procurou o governo Suely Campos sobre a prisão dos PMs e da secretária, mas não houve resposta.

Folha

FESTA - Publicado em: 24/05/2016

Confirmados para a Festa de Sant’Ana de Caicó: Aviões do Forró e Marília Mendonça.



Considerada o maior fenômeno do forró na atualidade, a banda Aviões do Forró também estará na Festa de Sant’Ana de Caicó 2016. No repertório, grandes sucessos da banda que embalam o público na cidade considerada por seu vocalista Xandy Avião o “pedacinho do céu”.

Outro grande fenômeno da música no momento, a cantora goiana Marília Mendonça também estará na Festa de Sant’Ana de Caicó 2016. Além de intérprete, Marília ela é é uma grande compositora. Ela apresentará em seu show um repertório composto por sucessos como “Infiel”, “Silêncio”, “Como faz com ela”, “Sentimento Louco” e “Esse Cara Aqui do Lado”.

ECONOMIA - Publicado em: 24/05/2016

Rombo das contas públicas é resultado da gastança sem precedentes do governo do PT, diz Meirelles.


O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira, em evento promovido pela revista Veja, que o rombo atual das contas públicas, estimado em R$ 170,5 bilhões, é resultado da expansão sem precedentes de gastos públicos promovidos pelo governo do PT nos últimos anos.

Para ele, o déficit reflete erro de diagnóstico e políticas equivocadas. “Impactos fiscais negativos são erro de diagnóstico e de políticas que se revelaram equivocadas, com expansão sem precedente do gasto público”, afirmou o ministro.

Ele lembrou que as políticas econômicas adotadas no governo de Dilma Rousseff, que concederam privilégios a alguns setores da economia, tinha como objetivo acelerar o crescimento e controlar a inflação. No entanto, a estratégia levou a maior desemprego, perda da confiança de empresários e consumidores e queda dos investimentos.

“Como subproduto, as receitas públicas e tributárias caíram fortemente, potencializando o cenário de deterioração das contas públicas, que passaram a emitir sinais inequívocos de sustentabilidade”, disse.

(Com informações de O Financista)

LAVA JATO - Publicado em: 24/05/2016

Depois de jucá, Henrique Alves pode ser o próximo alvo.


O afastamento do ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB-RR), fragiliza a situação de outro ministro do partido que também é investigado na Lava Jato: o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Na avaliação feita por peemedebistas, Alves é o próximo ministro alvo de uma exposição que pode terminar com sua demissão do governo do presidente interino Michel Temer.

No início de maio deste ano, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a inclusão do nome de Henrique Alves no maior inquérito da Lava Jato por evidências em trocas de mensagens com executivas da OAS.

SAÚDE - Publicado em: 24/05/2016

Campanha da Influenza é prorrogada até 3 de junho e RN tem parcial de 71,74%.


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap RN) divulgou os números da campanha de vacinação contra a influenza: 71,74% de cobertura nos grupos prioritários. Atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) 69 municípios potiguares, o que corresponde a 41,32% de homogeneidade.

A vacinação será prorrogada no Estado até o dia 3 de junho, quando será encerrada a estratégia da campanha. De acordo com Zaira Santiago, responsável técnica pelo Programa Estadual de Imunização da Sesap, os números podem ser superiores aos que foram apresentados, pois a todo o momento os municípios estão inseridos novos dados no sistema.

A campanha foi iniciada no dia 25 de abril e no “Dia D”, (30 de abril) o RN chegou a ocupar o 2º lugar entre os estados do Nordeste com maior vacinação. A meta estipulada para o Estado é vacinar 776.019 mil pessoas. “Outros estados da federação também estão prorrogando. Acredito que até o final da semana já tenhamos atingido a meta, pois a dificuldade para muitos municípios é a inserção de dados”, afirmou a técnica.

A Sesap já fez a distribuição de 100% das doses de vacina e a recomendação aos municípios é que, após alcançadas as metas, as doses de vacina ainda disponíveis sejam mantidas nas unidades de saúde para atender as pessoas que passarem a integrar os grupos prioritários, como crianças que completarem 6 meses de idade, idosos, grávidas e puérperas (mulheres com 45 dias pós-parto).

POLITICA - Publicado em: 24/05/2016

Fora do barco: PV se afasta do governo Temer.


Cobrando a demissão do ministro do Planejamento Romero Jucá, o líder do PV no Senado, Álvaro Dias (PR), anunciou da tribuna do Senado, na tarde desta segunda-feira, que seu partido decidiu, em reunião da direção na manhã desta segunda-feira, pela independência do governo. Dias explicou que a ida do deputado Sarney Filho (PV-MA), do Meio Ambiente, foi escolha pessoal do presidente interino Michel Temer e não passou pelo crivo do partido. O líder defendeu também o licenciamento de Sarney Filho, se decidir continuar no governo provisório.

O PV integra o bloco dos novos aliados, a antiga oposição, com PSDB, DEM e PPS. Na posição de independência, Álvaro Dias disse que o PV torce para que o governo dê certo, apoiando as medidas boas, mas vai exercer sua atribuição de fiscalização.

LAVA JATO - Publicado em: 24/05/2016

PF cumpre a 30ª fase da Operação Lava Jato.

A Polícia Federal (PF) cumpre, desde a madrugada desta terça-feira (24), a 30ª fase da Operação Lava Jato. Serão cumpridos 2 mandados de prisão preventiva, 28 de busca e apreensão e 9 de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento. A ação foi batizada de Operação Vício.

A 29ª fase foi deflagrada nesta segunda-feira (23) e prendeu o ex-tesoureiro do Partido Progressista (PP), João Claudio Genu, e o sócio dele, Lucas Amorim Alves.

Os dois são suspeitos de receber propina de valores desviados da Petrobras. Contra Genu, o juiz federal Sérgio Moro expediu um mandado de prisão preventiva, ou seja, com prazo indeterminado. Já o mandado contra Alves foi em caráter temporário, por cinco dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo tempo ou transformada em preventiva. Quem decidirá isso será o juiz, baseado nos pedidos da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF).

A 29ª fase da Lava Jato apura o recebimento de propina e lavagem de dinheiro por parte de Genu e Alves. Também foi expedido um mandado de prisão contra o empresário Humberto do Amaral Carrilho, que está no exterior e é considerado foragido. Ele afirmou, no entanto, que vai se entregar.

EVENTO - Publicado em: 23/05/2016

Estudantes se reúnem em João Câmara sob liderança de Jadson Nascimento.



O Secretário Geral do PPS/RN, advogado Alexandre Gusmão, esteve em João Câmara neste final de semana onde participou da abertura do V Seminário Estudante Consciente, promovido pela Associação dos Estudantes de João Câmara e do Rio Grande do Norte (AMEJ) sob a coordenação do líder estudantil Jadson Nascimento, presidente municipal do PPS em João Câmara. O evento reuniu estudantes dos municípios de João Câmara, Pedra Preta, São Miguel do Gostoso, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Ceará Mirim e Rio do Fogo.

Na abertura do seminário foi escolhida a Miss Estudantil da Região do Mato Grande, sendo eleita a representante da cidade de Pedra Preta, Sândala Lauana Sirino, e as candidatas das cidades de Rio do Fogo, Sabryna Barbosa Melo da Silva; e de São Miguel do Gostoso, Mariana Lourrane Pereira da Silva, como segunda e terceira colocadas, respectivamente. O evento debateu temas relacionados a educação nas plenárias realizadas no sábado e domingo.

Alexandre Gusmão também recebeu das mãos do vereador Holderlin Silva (PTN) a notificação da concessão do “Título Honorífico de Cidadão Camarense”, proposto pelo vereador e aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal, agraciando o advogado com a honraria municipal. A solenidade de entrega do título será no próximo dia 3 de junho, na sede do Poder Legislativo de João Câmara.

POLITICA - Publicado em: 23/05/2016

Laura Helena e Wober Júnior participam de reunião com lideranças políticas de Boa Saúde.


A suplente de deputada estadual pelo PPS, Laura Helena, e o presidente estadual do PPS/RN, Wober Júnior, estiveram na noite do último sábado, 21, no município de Boa Saúde, onde se reuniram com o grupo liderado pelo vice-prefeito Josué Miranda, presidente municipal do partido e pré-candidato a prefeito pelo PPS. A reunião aconteceu na casa do presidente municipal do PSB, Pedro Birico, esposo da vereadora Aldenir, e contou com a presença de pré-candidatos a vereador e da presidente municipal do Partido da Mulher Brasileira (PMB), Sara Souza.

Durante o encontro Laura Helena e Wober Júnior ouviram uma análise sobre a atual conjuntura política municipal e seus reflexos na eleição de outubro deste ano. Segundo Josué Miranda, a formação do grupo político de oposição, liderado pelo PPS com o apoio do PSB e do PMB, tem chances reais de vencer a eleição e assumir o comando administrativo de Boa Saúde. Ele também acredita que a aliança oposicionista que está em formação sob sua liderança também elegerá uma boa bancada de vereadores para a Câmara Municipal.

Estiveram presentes na reunião com Laura Helena e Wober Júnior, além dos presidentes do PPS, Josué Miranda; do PSB, Pedro Birico; e do PMB, Sara Souza, os pré-candidatos a vereador Zoma, Danilo, Chicó, o vereador Edvaldo do PSD e a vereadora Aldenir do PSB. Depois da reunião Laura e Wober, estiveram na praça pública da cidade onde se realizava uma festa popular em comemoração ao “Dia das Mães”, organizado por um grupo de cidadãos denominado “Agentes do Povo”, com o sorteio de prêmios para a população e show musical após o bingo.

- See more at: http://www.ppsrn.com.br/noticias/363/laura-helena-e-wober-jnior-participam-de-reunio-com-lideranas-polticas-de-boa-sade#sthash.lCzgpecw.dpuf

A suplente de deputada estadual pelo PPS, Laura Helena, e o presidente estadual do PPS/RN, Wober Júnior, estiveram na noite do último sábado, 21, no município de Boa Saúde, onde se reuniram com o grupo liderado pelo vice-prefeito Josué Miranda, presidente municipal do partido e pré-candidato a prefeito pelo PPS. A reunião aconteceu na casa do presidente municipal do PSB, Pedro Birico, esposo da vereadora Aldenir, e contou com a presença de pré-candidatos a vereador e da presidente municipal do Partido da Mulher Brasileira (PMB), Sara Souza.

Durante o encontro Laura Helena e Wober Júnior ouviram uma análise sobre a atual conjuntura política municipal e seus reflexos na eleição de outubro deste ano. Segundo Josué Miranda, a formação do grupo político de oposição, liderado pelo PPS com o apoio do PSB e do PMB, tem chances reais de vencer a eleição e assumir o comando administrativo de Boa Saúde. Ele também acredita que a aliança oposicionista que está em formação sob sua liderança também elegerá uma boa bancada de vereadores para a Câmara Municipal.

Estiveram presentes na reunião com Laura Helena e Wober Júnior, além dos presidentes do PPS, Josué Miranda; do PSB, Pedro Birico; e do PMB, Sara Souza, os pré-candidatos a vereador Zoma, Danilo, Chicó, o vereador Edvaldo do PSD e a vereadora Aldenir do PSB. Depois da reunião Laura e Wober, estiveram na praça pública da cidade onde se realizava uma festa popular em comemoração ao “Dia das Mães”, organizado por um grupo de cidadãos denominado “Agentes do Povo”, com o sorteio de prêmios para a população e show musical após o bingo.

Primeira página Página anterior