REAJUSTE - Publicado em: 25/09/2015

Mais uma “lapada” na conta de luz.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, ontem, uma nova metodologia de cobrança da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que é um encargo cobrado nas contas de luz.

Parte da conta, que até então era paga pelas indústrias, será repassada aos consumidores residenciais, o que pode representar uma alta de até 8% nas contas de luz. O impacto no bolso do consumidor será sentido quando autorizado o reajuste tarifário anual de cada distribuidora de energia.

 

UERN - Publicado em: 25/09/2015

Estudantes da Uern realizam ato em “descomemoração” aos 4 meses de greve.

Estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participam hoje (25), a partir das 9h, de um ato em “descomemoração”aos quatro meses de paralisação na instituição. A atividade foi convocada pelo comando de greve estudantil e apresentada aos docentes e técnicos na última terça-feira (22), em reunião unificada dos três segmentos. As categorias parabenizaram a iniciativa dos estudantes e garantiram todo o apoio necessário ao movimento.

 

POLITICA - Publicado em: 25/09/2015

Galeno Torquato continua “emburrado” com Robinson Faria.

As aparições do deputado estadual, Galeno Torquato, com o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, diminuíram de uma hora para outra desde o dia do Encontro Estadual do PSD em Natal. Torquato continua emburrado com Robinson. Tanto é que não pareceu no evento e muito menos de explicação.

 

POLITICA - Publicado em: 25/09/2015

PT já admite que Mineiro não será o candidato a prefeito de Robinson.

Setores do PT de Natal já estão convencidos de que o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, não irá declarar apoio nem tão cedo a pré-candidatura do deputado estadual, Fernando Mineiro, a prefeito da capital nas eleições de 2016. O apoio somente será declarado se o partido entrar nos trilhos. O que será muito difícil até lá.

Caso contrário…

 

POLITICA - Publicado em: 24/09/2015

Para prestigiar vice-presidente, Henrique fica no Turismo.


Em uma tentativa de estancar a atual crise política, a presidente Dilma Rousseff prometeu entregar cinco ministérios ao PMDB, entre eles o da Saúde, para garantir o apoio da sigla a seu governo e evitar que dissidentes apoiem a abertura de um processo de impeachment na Câmara dos Deputados.

Para prestigiar Temer, segundo a Folha, o governo estuda como manter na reforma administrativa aliados do peemedebista no governo: os ministros Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Henrique Eduardo Alves (Turismo). Para garantir a permanência de um deles, o Planalto desistiu de extinguir a pasta do Turismo e deve manter no posto o atual ministro. E pode também manter Aviação Civil e Portos separados, com o objetivo de manter Padilha.

 

PLANO COLLOR - Publicado em: 24/09/2015

STJ determina devolução do Plano Collor a produtores rurais.

Agricultores que fizeram financiamento de custeio ou investimento no Banco do Brasil em março de 1990 terão direito a receber a diferença do que pagaram a mais pelos financiamentos corrigidos pelos índices da poupança no Plano Collor. A decisão foi tomada ontem (22) pelo Superior Tribunal de Justiça e beneficia, de acordo com a Sociedade Rural Brasileira (SRB), mais de cinco milhões de produtores.

A ação existe desde 1994 e chegou ao STJ no ano passado. A decisão determina a redução dos percentuais de 84,32% para 41,28% nos financiamentos agrícolas indexados pela poupança. Poderão reaver a diferença os agricultores que comprovarem o financiamento de custeio ou investimento no banco no período mencionado.

De acordo com a SRB, os produtores podem pedir a devolução do diferencial corrigido e com juros, ingressando com habilitação na Ação Civil Pública em Brasília. “O interessado deverá conseguir cópia dos contratos vigentes à época por meio, por exemplo, de certidão no registro de imóveis da cidade onde exerce/exerceu a atividade e, se possível, os comprovantes de pagamento ou prorrogação do débito”, informou a entidade.

 

LAVA JATO - Publicado em: 24/09/2015

STF desmembrar inquérito e começa a tumultuar a Lava Jato.

O STF concluiu por unanimidade desmembrar o inquérito da operação Pixuleco II que investiga Gleisi Hoffmann e, por maioria, redistribuir a investigação sobre os réus sem foro privilegiado para a Justiça Federal de São Paulo.

Dessa forma, Sérgio Moro e a força-tarefa da Lava Jato acabam de perder a competência sobre partes do inquérito. A decisão compromete as provas já acostadas nos autos e o termo de delação negociado por alguns personagens da operação.

 

IFRN - Publicado em: 23/09/2015

IFRN: Campus João Câmara comemora 6 anos nesta quarta-feira (23).


O IFRN – Campus João Câmara comemora 6 anos, nesta quarta-feira, dia 23/09 e durante todo o dia haverá uma programação especial alusiva ao aniversário do Campus com música, dança e apresentação de peças.
Confira abaixo a programação completa:

MANHÃ
07h às 09h – Aulas (horário reduzido)
09h – Abertura – Auditório
10h às 12h – Programação Cultural

TARDE
13h às 15h – Aulas (horário reduzido)
15h às 16h30 – Apresentação de Peças
16h30 às 18h – Programação Cultural

NOITE
19h – Programação Cultural
20h – Projeto InCampus – Auditório
20h às 22h – Aulas (horário reduzido)

 

 

 

APOSENTADO - Publicado em: 23/09/2015

Aposentados e pensionistas recebem antecipação do 13º salário nesta quinta (24).

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a antecipação do 13º salário nesta quinta-feira, 24. Serão efetuados os pagamentos dos aposentados e pensionistas da Previdência Social, juntamente com os benefícios correspondentes ao mês de setembro. No Brasil, mais de 28 milhões de segurados receberão o adiantamento. No Rio Grande do Norte, só com o 13º, serão pagos R$ 214 milhões, beneficiando 467.950 segurados.

Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício e o pagamento acompanhará o calendário mensal que prossegue até o dia 7 de outubro. Esta, será a décima vez consecutiva que a antecipação é garantida e nesta primeira parcela, não haverá desconto de imposto de renda.

DENGUE - Publicado em: 23/09/2015

RN já registra mais casos de dengue do que todo o ano passado.


Nos sete primeiros meses de 2015, já foram registrados 1.350.406 casos de dengue. O número representa um aumento de 129% em relação a todo o ano de 2014, quando foram apontados 589.107 episódios, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. No Rio Grande do Norte, até 1º de agosto, foram registrados 21.194 casos de dengue, mais do que o total do ano passado, quando foram notificadas 11.498 ocorrências.

 

 

 

POLITICA - Publicado em: 23/09/2015

TSE aprova criação do Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em sessão realizada na noite de hoje (22), o registro do partido Rede Sustentabilidade, idealizado ex-senadora Marina Silva. Todos os ministros acompanharam o voto do relator, ministro João Otávio Noronha.

O partido teve o registro negado pelo TSE, em outubro de 2013, por não ter reunido o número mínimo de assinaturas exigido pela Justiça, de 484.169. Em maio deste ano, a direção do Rede entregou mais 56 mil assinaturas, chegando a 498 mil signatários.

O ministro Gilmar Mendes chegou a arrancar aplausos dos presentes durante a leitura de seu voto. Ele se referiu a Marina como “uma candidata que teve, por duas vezes, mais de 20 milhões de votos em eleições presidenciais”, mas o registro de seu partido foi negado, enquanto “legendas de aluguel logram receber esse registro, para constrangimento desse tribunal”.

 

Primeira página Página anterior