NOVENA - Publicado em: 07/12/2021

Prefeito Manoel e vereadores participam como noiteiros na noite de novena da festa de N.S. Mãe dos Homens.


Em 8° Dia de Novena, o prefeito da cidade de João Câmara/RN Manoel Bernardo, secretários, presidente da Câmara Municipal, vereador Gilberto Honorato e demais vereadores, participaram na noite desta segunda-feira (6), como noiteiros na noite de novena da festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que também foi reservado ao Poder Judiciário.

A Missa foi presidida pelo Padre Vicente da Silva Neto, Pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia – Santa Cruz/RN.

Durante o festejo está acontecendo o 3° The Voice Mãe dos Homens, com a descoberta de grandes talentos.

ANIVERSÁRIANTE DO DIA - Publicado em: 06/12/2021

João Câmara: Vereador Rubinho Vicente parabeniza sua sobrinha Jéssica Lourena pela passagem de seu aniversário.


FELIZ ANIVERSÁRIO! – O vereador Rubinho Vicente parabeniza nesta segunda 06/12 a sua sobrinha Jéssica Lourena pela passagem da sua data natalícia.

A aniversariante do dia, é enfermeira do PSF São Francisco.

Ao longo de todo o dia de hoje vem recebendo felicitações e homenagens com muito Amor e carinho, além de votos de FELIZ ANIVERSÁRIO, de amigos e familiares, Todos estão felizes com a passagem desta data tão especial que é o seu aniversário.

FUTEBOL - Publicado em: 06/12/2021

I Torneio de Futevôlei de Pedra Preta foi sucesso.


Aconteceu neste domingo, 05 de dezembro, o I Torneio de Futevôlei da cidade de Pedra Preta.

Com 20 vagas limitadas pela organização, o evento esportivo contou com duplas da própria cidade, Lajes, Pedro Avelino, Caiçara do Norte, Alto do Rodrigues, Ceará-Mirim, Guamaré, Touros, Natal e Pititinga.

Com uma grandiosa estrutura, o evento teve acolhimento necessário para os atletas como água gelada, carro pipa disponível para banho, frutas, feijoada e muito mais. A torcida também pôde participar de sorteio de vários brindes.

O evento teve R$ 900 em prêmios e troféu do 1° ao 6° lugar e para o atleta revelação.

O I Torneio de Futevôlei de Pedra Preta foi organizado pelos empresários Hallisson Alves, da JH AutoElétrica e, por Samara Damasceno, da SD Publicidade e Comunicação.

POLITICA - Publicado em: 06/12/2021

Jardim de Angicos: Vereadores reprovam contas de 2014 e ex-prefeita Suely poderá ficar inelegível por 08 anos.


Na manhã desta segunda-feira, 06 de Dezembro, a Câmara Municipal de Jardim de Angicos se reuniu em sessão especial para apreciar e votar as contas da administração de jardim de angicos referente ao exercício de 2014, deliberando parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte)

As contas de governo da ex-prefeita Suely Fonseca já haviam sido reprovadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), dessa forma o processo passou agora pela Câmara Municipal de Jardim de Angicos, que aprovou o parecer do TCE, rejeitando portanto as contas da ex-prefeita. Cinco Vereadores acompanharam o parecer do TCE, três vereadores votaram contra o parecer e um vereador se absteve de votar.

AÇÃO - Publicado em: 06/12/2021

Parazinho: Revitalização e ampliação da sede da Secretaria de Saúde com recursos próprios.


“Com muita alegria, satisfação e a sensação de mais um dever cumprido, entregamos as novas instalações da Secretaria Municipal de Saúde, onde realizamos a reinauguração” destacou o prefeito.

Totalmente reformada e ampliada, a Secretaria de Saúde agora poderá receber melhor os usuários, assim como os nossos funcionários podem contar com mais conforto e qualidade.

“Agradeço a toda nossa equipe pelo empenho e dedicação em sempre trabalhar pelo melhor para Parazinho. A nova Secretaria está entregue. Parabéns a todos. Aqui o trabalho acontece! Disse Carlinhos.

AÇÃO - Publicado em: 06/12/2021

Ubaldo realiza Ato Solene em Assu reforçando Dezembro Vermelho no RN.


Marcando o Dia Mundial de Luta contra a AIDS (celebrado no dia 1º de dezembro), o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) realizará um Ato Solene em alusão ao Dezembro Vermelho (mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST - Infecções Sexualmente Transmissíveis). A solenidade acontecerá no próximo dia 10/12, às 10h, no Teatro Municipal Pedro Amorim, no município de Assu. 

“Sempre venho trabalhando esse tema na nossa atuação, desde que eu era vereador de Natal, e fomos provocados a fortalecer essa campanha no interior do estado. É muito importante chamarmos a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas. Neste evento, além de destacar isso, vamos homenagear potiguares e profissionais que têm realizado importantes trabalhos no combate a essas doenças”, enfatiza o parlamentar. 

DEZEMBRO VERMELHO

A campanha é constituída por atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais. Promove: iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha; promoção de palestras e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia; realização de eventos.

Prevenção da Aids/HIV e das IST:

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.

Fonte: Ministério da Saúde

LUTO - Publicado em: 06/12/2021

Faleceu aos 80 anos, o ex-deputado Luiz Antônio Vidal.


Faleceu na noite deste domingo (5), aos 80 anos, o ex-deputado Luiz Antônio Vidal. Na semana passada passou por um procedimento cirúrgico e teve alta no sábado (4). Mas, neste domingo retornou a UTI e não resistiu vindo a óbito por volta das 19h.

Luiz Antônio Vidal era natural de Santo Antônio (RN), no Agreste Potiguar. Exerceu o cargo de deputado estadual entre os anos de 1967 a 1986, inclusive foi presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande o Norte no biênio 1979 a 1980. Em 1986, apoiou a primeira candidatura de Robinson Faria a deputado estadual. Ele tinha o ex-governador como um filho.

O corpo de Luiz Antônio Vidal será velado no Cemitério Morada da Paz, em Emaus a partir das 10h desta segunda-feira (6). À missa será celebrada ás 15h e a cremação ás 16h.

AÇÃO - Publicado em: 06/12/2021

Poço Branco: Prefeito Edinho recebe patrol do MDR “Voltou a esperança de Poço Branco tá aqui nossa máquina de volta” afirmou o prefeito.




Em evento realizado neste sábado (04/12) em Natal, o prefeito Edinho da cidade de Poço Branco recebeu uma patrol doada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, através de intermediação do deputado federal Benes Leocádio.

Na ocisão, o prefeito emocionado fez uma fala afirmando que a esperança está de volta com a chegada de uma nova máquina e que começa a se recuperar a frota do município que foi alvo de um incêndio criminoso.

“Tratei deste pleito, pessoalmente, com o presidente Bolsonaro e o Ministro Rogério Marinho, após o incêndio que destruiu veículos que fazia parte da frota do município. Hoje tive a alegria de entregar mais essa ação concreta para poço Branco, que vai ajudar na reorganização da cidade” afirmou o Deputado Benes.

EDUCAÇÃO - Publicado em: 06/12/2021

OBJETIVO EM PAUTA: “ENSINO QUE INSPIRA E TRANSFORMA”


Ao refletirmos sobre o mundo atual, deparamo-nos com situações problemáticas, que advêm, principalmente, das crises econômicas e ambientais. Igualmente, nota-se o aumento da intolerância étnica e de preconceitos sobre a miscigenação, adormecidos há algumas décadas, mas que, despertados agora, espalham-se pelos diversos segmentos da sociedade.

É possível perceber também um aumento da agressividade na relação entre os alunos e entre estes e o professor. Esse aumento da agressividade vem tomando proporções que nos obrigam a uma reflexão aprofundada, que enfatiza cada vez mais o nosso compromisso como educadores e possibilita oportunidades de criação de espaços de discussão.             

Diferentemente de outros momentos e de outras gerações, o que percebemos agora é a ausência de responsabilidade para com o bem do outro, somada a ações que ignoram os princípios morais de convivência, sem criar qualquer nova estrutura de relacionamento pautado na ética e na cidadania.

Como preceito filosófico, a Ética é discutida e conceituada muitas vezes como sinônimo da moral e, em outras, desvinculada dela, tanto por suas raízes linguísticas, como pelas conceituações que a elas se propõem e pelo modo como se inserem na vida do ser humano. Assim também são os estudos de filósofos sobre o tema. Para eles, a ética deve ser discutida e conceituada na escola, ela tem de fazer parte da educação ou nela já estar inserida de acordo com os pressupostos que regem uma determinada instituição escolar. Aceita-se também a inclusão da ética na educação conquanto elejam-se princípios metodológicos que fundamentalmente afirmem o reconhecimento do outro ou, noutros termos, ética na educação por meio do diálogo e da troca de argumentos, isto é, do diálogo e da investigação. É preciso, portanto, um intenso exercício de estudo e de pesquisa para discorrer com plenitude sobre os elementos que dizem respeito às origens da ética. O foco aqui, no entanto, dado os limites da temática, não é esse, e sim primordialmente pensar na escola como instituição social que pode e deve discutir princípios e valores que dão sentido à vida.

Desta forma, é importante que a instituição educacional defina seus próprios princípios e trabalhe com eles, deixando evidente o significado de cada um. Para tanto, valores como justiça, generosidade, honra, liberdade, respeito, convivência e solidariedade devem nortear o trabalho da escola, que, por sua vez, deve elucidá-los para toda a sociedade.

Tendo em vista que ninguém nasce ético, nem é inteiramente cidadão, a ética deve ser trabalhada desde os anos iniciais da educação, pois tanto ela quanto a moral e a cidadania não são manifestações espontâneas. Esse “aprender” acontece em pequenos atos e atitudes construídos em nosso cotidiano. Outro ponto importante a se considerar é que toda a sociedade e suas instituições são responsáveis por criar cidadãos éticos. A família é o primeiro grupo de pessoas que o indivíduo conhece e com o qual interage, e, portanto, ela tem um papel crucial no seu desenvolvimento. 

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998, p. 61) – a proposta da presença da ética na organização curricular é enfrentar o desafio de instalar no processo de ensino aprendizagem – que se realiza em cada uma das áreas de conhecimento –, uma constante atitude crítica dos limites e possibilidades do sujeito e das circunstâncias, de problematização das ações e relações dos valores e regras que os norteiam.

Configura-se, assim, a proposta de realização de uma educação moral, que proporcione às crianças e adolescentes condições para o desenvolvimento de sua autonomia, entendida como capacidade de posicionar-se diante da realidade, seja fazendo escolhas, estabelecendo critérios, participando da gestão de ações coletivas. O desenvolvimento da autonomia é um objetivo de todas as áreas e temas transversais e, para alcançá-la, é preciso que elas se articulem. A mediação representada pela Ética estimula e favorece essa articulação.

Criança que se educa eticamente torna-se um adulto capaz de ir ao encontro do outro, reconhece-se com seu igual e não assume as regras morais como obrigatórias. Portanto, o educador possui um papel fundamental na formação ética e moral do indivíduo. Não se ensina moral e ética, vivencia-se. Se a escola deixa de retransmitir valores, a referência ética de seus alunos estará limitada à convivência humana. Esta pode ser rica, em se tratando de vivências pessoais, mas pode estar também carregada de desvios de postura, de atitude, de comportamento ou de conduta. Mais que isso: se os valores não forem bem vivenciados, podem ser encarados pelos alunos como simples conceitos ideais ou abstratos.

Referências bibliográficas: de La Taille, Yves. Entrevista à Revista Nova Escola, ano XXIII, nº 213,

 Junho/julho 2008, p. 28, Abril / Fundação Victor Civita.

LUTO - Publicado em: 06/12/2021

Luto: Morre aos 86 anos Zé Benedito Sanfoneiro.


Faleceu neste domingo (5), no Hospital Rio Grande (Natal/RN) o senhor José Faustino Sobrinho “Zé Benedito Sanfoneiro” aos 86 anos. O mesmo infartou, o velório está acontecendo em sua residência em Natal. Sepultamento será nesta segunda-feira (6) no cemitério público da cidade de João Câmara/RN.

O homem nasce, cresce, reproduz, envelhece e morre. Este é o ciclo da vida, porém, o homem eterniza-se pelas suas ações e suas obras. Registro aqui com tristeza o falecimento do meu amigo Zé Benedito, um dos maiores sanfoneiros que conheci, tocava os grandes sucessos de Noca do Acordeon, como ninguém, me tratava como voz de ouro da locução, conforme foto que publiquei no face, estive com ele no último domingo no sítio do seu irmão, também meu amigo Geraldo Benedito, parecia ser uma despedida, que infelizmente aconteceu, eis que o nosso grande acordeonista Zé Benedito nos deixou. Vontade de Deus, temos que aceitar, muito embora de coração partido. Deixa um legado de um exímio chefe de família e de uma pessoa humilde e honesta, que Deus conforte os seus familiares e o receba na Morada Celestial.

Professor José Aldo Monteiro

AÇÃO - Publicado em: 06/12/2021

João Câmara: Vereador Hênio Silva participa da solenidade entrega de uma Moniveladora que o mesmo conseguiu para o município.


O vereador Hênio Silva(DEM) acompanhado de seu irmão o ex-vice-prefeito Holderlin Silva estiveram neste sábado 04/12 no município de Nísia Floresta participando de um evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, ocasião na qual recebeu uma moniveladora doada pelo MDR, pleito intermediado pelo deputado federal Benes Leoádio.

A ação do Deputado Benes Leocardio se deu a um pedido de Hênio e Holderlin para que a máquina Moniveladora fosse encaminhada ao município de João Câmara para servir ao povo camarense.

Estiveram presentes também ao evento o prefeito Manoel Bernado, o vice-prefeito Maurício filho, e o secretário municipal de agricultura Luiz Saldanha.

POLITICA - Publicado em: 04/12/2021

Ex-governador Robinson Faria passa por cirurgia no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.


O ex-governador Robinson Faria foi submetido a uma cirurgia, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para retirada da vesícula e correção de hérnia inguinal.

“O Dr. Raul Cutait já informou que a cirurgia foi um sucesso, sem intercorrências. Graças a Deus ele está super bem e em breve estará de volta à ativa”, disse o Ministro Fábio Faria, sobre o estado de saúde do pai.

Fonte: Heitor Gregório

IFRN - Publicado em: 04/12/2021

Exame de seleção do IFRN reúne 14 mil estudantes neste domingo.


O Exame de Seleção do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) será realizado neste domingo (5), com a participação de 14.581 estudantes.

São oferecidas 3.192 vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, em 20 campi do instituto.

O acesso aos locais das provas ocorrerá das 12h às 12h45 (horário oficial local). O candidato deverá apresentar o original do documento oficial de identificação usado para fazer a inscrição e o cartão de inscrição, que poderá ser solicitado; o cartão de inscrição está disponível desde o dia 29 de novembro na chamada Área do candidato. O cartão de inscrição indicará o dia, a hora e o local de realização das provas.

As provas contam com 20 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e outras 20 de Matemática, além de uma questão discursiva de Produção Textual Escrita.

O IFRN também tomou medidas para minimizar as possibilidades de contaminação da Covid durante a aplicação das provas. Há a obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o tempo em que o candidato e colaboradores estiverem dentro do local de provas; a necessidade de distanciamento nas filas para ingresso nos locais de prova e nas salas de aplicação; a disponibilidade de álcool 70º para candidatos e fiscais; aferição de temperatura dos candidatos no momento de ingressarem no local de prova; e a recomendação de que os candidatos levem suas garrafas de água.

G1RN

EDUCAÇÃO - Publicado em: 04/12/2021

Colégio Mundo Educativo: Garanta já a vaga do seu filho!


EDUCAÇÃO.

FIQUE SABENDO - Publicado em: 04/12/2021

Poço Branco: ATENÇÃO: 2º Dose com data prolongada, vacine seu rebanho até 15 de dezembro.


Dúvidas você pode entrar em contato com a coordenação de agricultura do nosso município ou através do atendimento ao cidadão poçobranquense: (84) 98174-8474 Telefone/WhatsApp.

Saiba mais sobre a importância de vacinar o seu rebanho.A vacinação se tornou fundamental na medicina veterinária por ser uma medida preventiva contra doenças, e por diminuir a necessidade de utilização de antibióticos no tratamento de infecções em animais de produção, diminuindo os custos para os produtores. De um modo geral, os principais objetivos da vacinação são:

Proteger o animal de doenças infecciosas associadas à mortalidade e evitar sequelas de longo prazo que possam interferir no desempenho, no período de vida produtiva/reprodutiva de um animal ou de todo um rebanho; Proteger o rebanho e evitar surtos de doenças infecciosas; Controlar e erradicar doenças infecciosas em todo o mundo.

Vários fatores devem ser considerados para que ocorra a proteção (imunização) do rebanho. Fatores como transporte, conservação, manuseio das vacinas e execução da vacinação.
Recomendações a serem adotadas para viabilizar a proteção ideal do rebanho:

Planejamento das vacinas:

A proteção ao rebanho pelo uso da vacinação deve levar em conta:

– A manifestação de doenças na propriedade;

– Casos de doenças na região;

– Relatórios informativos sobre doenças contagiosas publicados por órgãos oficiais.

Em seguida, deve ser criado um calendário de vacinação, onde é definido, as vacinas a serem utilizadas e a melhor época para a aplicação de cada uma delas.

AÇÃO - Publicado em: 04/12/2021

Prefeitura de Caiçara do Norte realiza melhorias nas estradas vicinais do município.


A Prefeitura de Caiçara do Norte, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, realizou o trabalho de patrolamento e reparos nas estradas vicinais que ligam a Zona Rural do município a área Urbana, para proporcionar melhores condições de tráfego pelos ônibus que transportam os alunos, as ambulâncias e demais carros que fazem o transporte de pacientes e toda a população em geral que utiliza essas estradas para se deslocar à sede do município.

O trabalho vai beneficiar centenas de famílias da região, facilitando a passagem de veículos e garantindo mais segurança a quem precisa trafegar por essas vias.

Fonte: Blog do Simário Morais

NOVEMBRO AZUL - Publicado em: 04/12/2021

João Câmara: Novembro Azul se encerra com a realização de diversas atividades em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.








Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura Municipal de João Câmara, através da Secretaria de Saúde, desenvolveu inúmeras atividades em alusão ao Novembro Azul.

A Campanha buscou a conscientização da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além de abordar a importância dos cuidados integrais com a saúde masculina.

As atividades teve início com uma palestra na Câmara Municipal de João Câmara com o Tema: Guia do Homem para os Agentes Comunitários de Saúde-ACS. Além da palestra serviços ofertados de Cardiologia, Urologia, Clínico Geral, Eletrocadiograma, Aferição de pressão, Arterial. Testes de Glicemia capilar e práticas de Pics( acupuntura).

Roda de Conversa na Secretaria Municipal de Obras com Trabalhadores da Limpeza Urbana, Sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Câncer de Próstata e Pênis.

A reportagem do Blog do Jadson entrou em contato com o Secretário Municipal de Saúde Bruno Augusto(Balinha) que destacou o empenho e compromisso de todos técnicos e profissionais da unidades de saúde Zona Urbana e Rural.

Primeira página Página anterior Próxima página Última página