SEGURAN?A - Publicado em: 23/11/2018

Fátima anuncia nomes para comandar segurança do RN.


A governadora eleita, Fátima Bezerra começou a anunciar os nomes do seu secretariado a partir da Segurança Pública. Nesta tarde (23) ela divulgou os primeiros nomes que vão compor a cúpula da segurança do estado a partir de 2019 quando tomar posse.

Para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), o Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva. Na secretAriA de Estado da Administração Penitenciária ficará Luís Mauro Albuquerque Araújo, que hoje assume a Justiça e Cidadania (Sejuc). Quem comandará a Polícia Militar é o Coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior; e a delegada Ana Cláudia Saraiva Gomes, assumirá a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol).

Fátima destacou que os critérios de escolha desses profissionais foram a alta qualidade técnica, experiência, espírito público e compromisso com as diretrizes de um governo de inclusão, participação e capacidade de trabalhar em defesa dos interesses da sociedade. “A área de Segurança é a mais desafiadora, problemática e na qual a população tem mais expectativa de mudança. Vamos atuar de maneira articulada, para que essa realidade do Rio Grande do Norte de liderar o ranking da violência seja deixada para trás”.

Conheça um breve perfil dos primeiros nomes escolhidos pela governadora eleita Fátima Bezerra para compor o futuro Governo

Coronel Araújo
Francisco Canindé de Araújo Silva é Coronel da Reserva da Polícia Militar, tem 54 anos, é natural de São Bento do Trairi – RN e graduado em Segurança Pública na Polícia Militar de Pernambuco. Francisco Araújo integrou a Operação de Manutenção de Paz das Nações Unidas em Moçambique – ONUMOZ no ano de 1994, participou do Planejamento e Execução das Atividades de Segurança dos Jogos da Copa da FIFA – 2014, foi Comandante-Geral da Polícia Militar e Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, para a Região Nordeste, de 2010 a 2014. Anteriormente exercia a chefia do Gabinete de Segurança Institucional da Assembleia Legislativa. “Recebi o convite com grande alegria. É uma honra ser distinguido para ser o chefe da Segurança Pública do Rio Grande do Norte. Espero corresponder à expectativa e à confiança que a governadora depositou em mim. Estou pronto para atuar com toda a equipe da segurança definida hoje, tendo a liderança da governadora. Sozinhos não somos nada, mas juntos podemos fazer a diferença”

Coronel Alarico
Alarico Azevedo ingressou na Polícia Militar do Rio Grande do Norte em 1991 e está completando em janeiro 28 anos de atividade na instituição. Ele tem 53 anos e já exerceu o Comando de Policiamento Metropolitano, Academia de Polícia e foi diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Siosp). Atualmente está no comando do Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do RN. “Em primeiro lugar me sinto muito honrado pelo convite. Estamos diante de um desafio não só na segurança do estado, mas do país. Com luta, união e muita vontade de trabalhar faremos um trabalho em equipe para minimizar a situação que vem passando o estado”.

Mauro Albuquerque
Luís Mauro Albuquerque Araújo, 50, começou a carreira na Polícia Militar, onde trabalhou entre 1987 e 1994. Passou em seguida aos quadros da Polícia Civil e posteriormente como agente da Polícia Civil de Custódia até 2015, quando assumiu a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal. Atuou na elaboração da doutrina de intervenção penitenciária e procedimentos de segurança, que já foi adotada inclusive pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). Além de trabalhos internacionais, foi consultor das unidades das penitenciárias federais. Em 2016, foi para o Ceará, onde atuou na retomada de quatro unidades prisionais. Desde 2017, coordena a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária em Alcaçuz. “Quero continuar o trabalho sério que venho desempenhando e avançar na parte de ressocialização, onde um sistema controlado pelo Estado facilita bastante o cumprimento da lei de execuções penais. Espero continuar atendendo o povo do Rio Grande do Norte sob o comando da nova governadora. Posso garantir trabalho, trabalho e trabalho, tendo como pilar o agente penitenciário”

Ana Claúdia
Ana Claúdia Saraiva, 49, tomou posse na Polícia Civil em 1997. Foi delegada de defesa da mulher e tem passagem pelas delegacias regionais de Mossoró, Caicó e Ceará-Mirim. Foi diretora de polícia da capital em 2007 e estava lotada na Corregedoria-Geral da Polícia. “Sabemos que é um grande desafio, mas ireamos dar nosso melhor para superar as diferenças e atender às expectativas da sociedade, buscando reestruturar a Polícia Civil para um serviço de qualidade. Agradeço a escolha da governadora Fátima Bezerra e seu espírito democrático por acolher a sugestão da classe, já que fui eleita a primeira na lista tríplice”

 

FIES - Publicado em: 23/11/2018

Governo deverá ofertar 100 mil vagas para o Fies em 2019.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deverá ofertar, em 2019, 100 mil vagas financiadas pelo governo. O número de vagas está em resolução publicada nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União. A oferta está condicionada à disponibilidade de R$ 500 milhões provenientes do orçamento do Ministério da Educação.

A decisão foi tomada pelo Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil e consta no Plano Trienal do Fies para o período de 2019 a 2021.

O Fies oferece financiamento com condições especiais no ensino superior privado para estudantes que atendam determinados critérios. Entre eles, está a exigência de ter tirado pelo menos 450 pontos e não podem ter zerado a redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em uma ou mais edições desde 2010.

Novo Fies

O novo Fies foi anunciado no ano passado. O programa passou a ter uma modalidade financiada diretamente pela União, voltada para estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos, ou seja R$ 2.862, nos valores de 2018. Neste ano foram disponibilizadas também 100 mil vagas nessa modalidade.

As outras duas modalidades incluídas no P-Fies são financiadas com recursos de fundos constitucionais regionais e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O risco de crédito é assumido pelos bancos. Foram disponibilizadas, em 2018, 210 mil vagas. A partir do próximo ano, o P-Fies não terá um número definido de vagas, a oferta será condicionada à demanda.

Agência Brasil

PROMO??O - Publicado em: 23/11/2018

?tica Diniz João Câmara, dar início sua promoção de reinauguração.


PROMOÇÃO.

FUTEBOL - Publicado em: 23/11/2018

América apresenta elenco e inicia pré-temporada.


O América apresentou o elenco para a temporada de 2019 nessa quinta-feira (22), no Centro de Treinamento Dr. Abílio Medeiros, em Parnamirim. No total, 19 atletas participaram da reunião com a diretoria e dos primeiros movimentos em campo sob o comando do técnico Luizinho Lopes.

As principais novidades ficaram por conta do goleiro Gledson (ex-Caxias/RS), do zagueiro Alison (ex-Ituano/SP), do lateral direito Breno (ex-Fluminense/RJ), do meia Adenilson (Ex-Fortaleza), do retorno do atacante Max, destaque do Alvirrubro nas últimas conquistas do clube, e da permanência do, também atacante, Adriano Pardal.

De acordo com a diretoria do clube, mais reforços chegarão nas próximas semanas para fortalecer o grupo que deverá contar com 25 jogadores.

A estreia do América no Campeonato Potiguar 2019 está marcada para o dia 10 de janeiro contra o Santa Cruz de Natal, na Arena das Dunas. A equipe busca o título que não ganha desde 2015.

NOVO PRAZO - Publicado em: 23/11/2018

Ministério da Saúde prorroga inscrição para Mais Médicos até 7 de dezembro.

O Ministério da Saúde afirmou nesta quinta-feira, 22, que o prazo para a inscrição de profissionais formados no Brasil no programa Mais Médicos será prorrogado até o dia 7 de dezembro. Inicialmente, interessados tinham até o dia 25 de novembro para fazer a inscrição. A extensão do prazo deverá ser adotada em razão de instabilidade no sistema de inscrição que, de acordo com a pasta, foi alvo de tentativa de invasão por hackers.

Embora a invasão não tenha sido concretizada, o sistema ficou instável desde ontem, quando foram abertas as inscrições. Até o momento, a situação não foi normalizada. Médicos interessados em participar do programa ainda têm dificuldades para ingressar no sistema.

A decisão de prorrogação anunciada hoje contraria o que havia sido dito pela pasta até o início da manhã. A posição inicial era de manter o cronograma. No entanto, ganhou corpo no Ministério o receio de que, inalterado o planejamento, o processo fosse questionado na Justiça, sob a justificativa de que profissionais teriam sido prejudicados com os atrasos, o que conturbaria ainda mais o processo de provimento de vagas.

Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que 6.394 profissionais formados no Brasil se inscreveram para trabalhar no Mais Médicos até o momento. Do total, no entanto, foram validados 2.812 pedidos. As demais inscrições foram anuladas, por apresentarem inconsistências nos dados apresentados. Dos inscritos efetivados, 2.209 já escolheram os locais onde vão trabalhar. Isso representa 26% das vagas que serão abertas com a saída de profissionais cubanos que deixam o programa.

Occhi afirmou que médicos brasileiros que já fizeram a inscrição e escolheram o local de trabalho não precisam aguardar o prazo inicialmente previsto, de 3 de dezembro, para se apresentar ao posto. “Se eles quiserem, podem ingressar imediatamente”, disse

Na semana passada, em uma reação a declarações do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), o governo de Cuba decidiu interromper o programa. Os 8.332 profissionais já encerraram suas atividades e retornam à ilha a partir de hoje. A previsão da Organização Panamericana de Saúde (Opas) é de que todos deixem o Brasil até dia 12.

FIQUE SABENDO - Publicado em: 23/11/2018

Mulher é suspeita de matar namorado e servi-lo picadinho em refeição nos Emirados Árabes.

Uma marroquina de 30 anos foi presa nos Emirados Árabes por ter matado seu namorado, desossado o cadáver e servido a sua a carne na forma de um prato tradicional local. Ela conseguiu ocultar o crime por três meses, mas um dente encontrado no liquidificador dela esclareceu o que tinha acontecido.

De acordo com relato do jornal “The Nacional”, a mulher decidiu matar o namorado, com quem mantinha um relacionamento havia sete anos, porque ele declarou que pretendia se casar com outra – algo que na tradição islã é permitido.

O irmão da vítima viajou até a cidade Al Ain para buscar informações sobre o paradeiro do desaparecido na casa onde o casal morava. Ela o disse que o tinha colocado para fora de casa e que não sabia onde estava.

Foi o irmão da vítima quem encontrou o dente no liquidificador. Um exame de DNA comprovou a informação.

Durante os interrogatórios, a suspeita afirmou que que cometeu o crime em um momento de loucura motivada por vingança. Ela alegou ter o ajudado financeiramente durante os sete anos de relacionamento.

Não foi divulgado como a mulher matou o namorado. Mas, depois de cortar o corpo da vítima, ela pediu a um amigo para ajudá-la a descartar os restos mortais.

A carne foi triturada em um liquidificador e cozida para ser servida como machboos, prato que pode ser feito com carne de frango, cordeiro ou vitela. Neste prato tradicional, a carne, que é servida com arroz bismati, é temperada com especiarias, tomates e cebola, segundo o jornal “El País”.

O prato foi servido a trabalhadores paquistaneses que trabalhavam em uma construção. Os restos foram jogados para os cachorros.

A mulher, que alegou ter problema mental, foi internada para passar por uma avaliação.

G1

CULTURA - Publicado em: 23/11/2018

Rodrigo Bico deverá assumir FJA.


A Fundação José Augusto (FJA), que equivale à secretaria de Cultura, deverá ser ocupada por Rodrigo Bico no governo Fátima Bezerra (PT). Ele chegou a ocupar a pasta no início do governo Robinson Faria (PSD), mas deixou após Fátima entregar seus cargos na gestão.

CINEMA - Publicado em: 23/11/2018

5ª Mostra de Cinema de Gostoso começa nesta sexta-feira com programação gratuita.


Tem plano para o final de semana? Já pensou em curtir um cinema na praia com exibição de vários filmes em uma tela de 12 metros, além de participar de seminários e de debates com diretores e atores dos filmes? Na 5ª Mostra de Cinema de Gostoso é possível fazer tudo isso e de forma gratuita. O evento tem início nesta sexta-feira (23) e segue até o dia 27 de novembro, na cidade de São Miguel do Gostoso, com longas e curtas metragens e importantes prêmios.

Nesses cinco dias o público terá a chance de ver os mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros, entre filmes inéditos ou dos últimos dois anos nas seguintes categorias: Mostra Competitiva de curtas e longas-metragens, Mostra Panorama eInfantil, além das Sessões Especiais. Em todo o evento, mais de 50 filmes. O melhor longa e o melhor curta-metragem escolhidos pelo público vão receber o Troféu Luís da Câmara Cascudo. Também serão realizadas sessões em ambientes fechados, que incluem debates e seminários, na Pousada dos Ponteiros, com personalidades, diretores e atores dos filmes.

Além do Troféu Luís da Câmara Cascudo, a 5ª Mostra vai contar com outras duas importantes premiações. A empresa de finalização de imagem MISTIKA irá conceder um prêmio em forma de serviços de pós-produção para um filme da mostra e, a distribuidora ELO COMPANY, vai oferecer a outro filme, um contrato de distribuição para TV aberta, TV fechada e VOD no território brasileiro por 18 meses.

ESPA?O - Publicado em: 23/11/2018

Banco do Nordeste de João Câmara terá espaço reservado compromissos com a ?tica.


Sendo pleno com o seu novo Código de Ética, a Agência do Banco do Nordeste em João Câmara terá, a partir dessa sexta-feira (23/11), um espaço reservado para colaboradores, clientes, parceiros e sociedade em geral registrarem suas assinaturas como pessoas ou profissionais que se comprometem com a Ética em suas ações, seus espaços, em suas empresas, ou seja, que trazem no seu cotidiano a prática da Ética. Assim, poderão apor seus nomes, rubricas, abreviaturas, no seguinte banner, posto na área de atendimento ao público da unidade: Ser ético é mais fácil!!!

RADIOFUS?O - Publicado em: 22/11/2018

Natal: Câmara Municipal inaugura em dezembro seu canal de Rádiodifusão.


A câmara de vereadores da capital estará inaugurando neste mês de Dezembro seu canal de radiodifusão, em parceria com a Câmara Federal o processo de implantação da emissora está sendo coordenado pelo radialista camarense Messias Araújo que é diretor da Rádio Câmara Natal.

Nesta quinta feira, Messias esteve em reuniâo com vários profissionais do rádio potiguar, Flávio Leandro (ex-96FM), Duarte Junior (ex-Cabugí AM) e a jornalista Adriana Macêdo, equipe que iniciará a programação da emissora.

Na foto o diretor do núcleo de jornalismo da Câmara Rodrigo Lorero, Diretor da TV Câmara Rodrigues Neto, e o diretor geral da CMN Dr Dagmar Fernandes.

O atual presidente vereador Raniere Barbosa sempre teve por meta informar e e aproximar ainda mais o povo natalense da casa legislativa, sendo a inalguração da emissora de rádio um marco na sua administração.

OPERA??O - Publicado em: 22/11/2018

Polícia prende 29 em flagrante durante operação nacional contra pornografia infantil.


Policiais civis de todo o país realizam nesta quinta-feira (22) a terceira fase da operação "Luz na infância", que apura crimes relacionados a pornografia infantil. A ação é coordenada pelo Ministério da Segurança Pública. Até a última atualização desta reportagem, 29 pessoas tinham sido presas em flagrante.

Ao todo, são cumpridos 69 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em 18 estados. As prisões em flagrante ocorrem no momento em que policiais encontram materiais ilícitos.

Além desta operação das polícias civis, a Polícia Federal também faz uma operação semelhante (leia ao fim deste texto).

Parceria

A operação também ocorre, de forma paralela, na Argentina. Policiais do país vizinho visitaram o Brasil em agosto. Eles conheceram os métodos da investigação e a forma como é realizada.

Na ocasião, as equipes brasilerias os ajudaram na identificação de alvos. Por isso, decidiram replicar a ação por lá, mas adaptada à legislação deles.

"Nesta edição da operação, o Corpo de Investigações Judiciais (CIJ) do Ministério Público Fiscal da Cidade Autônoma de Buenos, Argentina, realiza operação simultânea e cumpre 41 mandados de busca", informou o ministério.

EVENTO - Publicado em: 22/11/2018

Evento gratuito de games chega a Natal no fim de semana.


O estacionamento externo do Natal Shopping vai se transformar em uma arena de games com a chegada do PS Truck a Natal. Na sexta-feira (23), no sábado (24) e no domingo (25), os fãs de jogos eletrônicos vão ter a oportunidade de desfrutar a ação com Playstations, que já está na 2ª temporada.

O Truck é composto por cinco estações de games (Gran Turismo, Crash, PES 2019, Spider Man e Horizon Chase), além de uma área exclusiva para realidade virtual com o PlayStation VR. O evento é gratuito e voltado tanto para os que estão por dentro desse universo, como para os que ainda não conhecem os jogos e querem se aprofundar.

Aberto ao público das 12h às 20h durante os três dias, o espaço também vai contar com rampa para que o entretenimento seja acessível a todos, sem distinção. Os participantes e jogadores, além de muita diversão, também vão receber brindes exclusivos.

O PlayStation na Estrada é uma ação que teve início em São Paulo em junho desse ano e busca levar jogos às mais diversas cidades do país. Na primeira temporada a iniciativa foi a 14 cidades e, nessa segunda etapa, serão mais 14 cidades entre as regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

EVENTO - Publicado em: 22/11/2018

Zé Ramalho chega a Natal em turnê comemorativa aos 40 anos de carreira.


Zé Ramalho está na estrada celebrando seus 40 anos de carreira. Desde o lançamento do primeiro álbum solo do artista paraibano, que emplacou de cara o “Avohai”, Zé traçou uma ponte que unia Pink Floyd e Beatles a Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Cidade grande e sertão, psicodelismo e regionalismo, o Nordeste inserido no mundo, o universo conectado ao Nordeste. Um trovador urbano comparado por muitos aos ícones da música mundial. A turnê que celebra as quatro décadas de carreira chega ao Teatro Riachuelo, em Natal, na sexta-feira (23).

Neste show, o cantor revisita alguns de seus maiores êxitos, como “Avohai”, “Frevo Mulher”, “Admirável Gado Novo”, “Chão de Giz”, “Beira-Mar”, “Eternas Ondas”, “Garoto de Aluguel”, “Vila do Sossego” e “Banquete de Signos”, além de releituras de Raul Seixas (“Trem das Sete” e “Medo da Chuva”) e “Sinônimo”. No palco, acompanha o artista a Banda Z, formada por Chico Guedes (contrabaixo), Zé Gomes (percussão), Vladmir Oliveira (teclados), Edu Constant (bateria) e Toti Cavalcanti (sopros).

Os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e também pelo site.

GATRON?MIA - Publicado em: 22/11/2018

Natal Fest Gourmet começa nesta quinta-feira(22).


Um dos cenários naturais e culturais mais importantes de Natal, o rio Potengi é um lugar convidativo para se desfrutar, conhecer e debater as novidades da gastronomia potiguar. A oportunidade será no Natal Fest Gourmet, realizado no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal (TMP), nos dias 22, 23 e 24 de novembro, das 18h a 0h, com acesso pela rua Chile, Ribeira. A segunda edição do festival terá acesso gratuito para o público e promete transformar Natal na capital gastronômica do Nordeste durante o período, oferecendo cursos, seminários, oficinas, feira gastronômica, espaço de restaurantes e atrações culturais.

Inserido no calendário do Natal em Natal, o Natal Fest Gourmet contará com patrocínio da Prefeitura de Natal e Unimed Natal através do Programa Djalma Maranhão de Incentivos Culturais. Também contará com ações de entidades parceiras de grande atuação na formação do mercado profissional gastronômico do Rio Grande do Norte, como o SENAC-RN, que participa com as oficinas da Arena Senac de Gastronomia. O SENAI terá espaço para mostrar ao público seu setor de panificação com sua unidade móvel, o SESI aborda o reaproveitamento alimentar (Cozinha Brasil). O SESC será responsável pela ativação musical e o SEBRAE-RN com exposição de produtos de terroir potiguar.

No segmento de restaurantes, o público poderá conferir pratos a preços módicos elaborados pelos restaurantes Totoia Restaurante, Paçoca de Pilão, Cozinha Ecológica Debora Sá, Cordeiro Chique, Chopp e Camarão, Johnny e Joey, Massa Fina, Caroli Doces, CrooksCookie e Subway. Para a criançada, o Natal Fest Gourmet reservou um lugar especial com o espaço kids coordenado pela empresa Divirta Kids, que oferece atividades criativas e monitores experientes.

A cada noite haverá atrações musicais de MPB, bossa nova, samba e choro. Na quinta-feira (22) tem Ana Tomaz das 19h às 22h. Na sexta-feira, das 18h às 21h, se apresentam Daniela Fernandes e Gustavo Monte em um passeio pela tropicália, jazz e bossa nova. Em seguida, das 21h a 0h, será a vez de Yrahn Barreto mostrar sua música e poesia da MPB setentista. No sábado, das 18h às 21h, se apresentam Chico Bethoven e Regional Choro do Elefante em uma viagem pelas raízes da música brasileira, do choro, ao maxixes e valsas. O encerramento terá sambinhas e choros de Larissa Costa, a partir das 21h.

ECON?MIA - Publicado em: 22/11/2018

Governo deve liberar R$ 650 milhões nesta quinta-feira(22).

O governo deverá anunciar nesta quinta-feira, 22, a liberação de R$ 650 milhões para realizar despesas previstas no Orçamento de 2018, embora os números apontem para a necessidade de uma contenção de gastos. A decisão será tomada com base no relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas, a ser encaminhado ao Congresso Nacional.

As projeções constantes no documento vão apontar para a necessidade de corte das despesas de R$ 2,34 bilhões, por conta de queda na previsão de arrecadação. No entanto, o Executivo vai recorrer a uma reserva de recursos no valor de R$ 2,99 bilhões para dar cobertura ao aumento de gastos. Com isso, atenderá à pressão do Congresso e da ala política do governo.

 

? AMANH? - Publicado em: 22/11/2018

Município de João Câmara receberá nesta sexta-feira (23) e sábado, a Feira da Cidadania.


O evento é uma realização do Instituto Conhecer Brasil (ICB), patrocinado pelo Conselho Nacional do SESI e conta com o apoio do Sistema FIERN e da Prefeitura Municipal de João Câmara. Serão dois dias de atividades com serviços na área de saúde, educação, esporte, cultura e lazer. 

A Feira acontecerá na Praça Monsenhor Vicente Freitas com início previsto para as 09:00 horas. Vale a pena conferir de perto. Não deixe de participar. Além dos serviços, a feira ainda traz como atração o show de Los Kuatros, na sexta-feira à noite e de Amanda Carolina no sábado.

BANCO DO NORDESTE - Publicado em: 22/11/2018

Banco do Nordeste assina Carta Aberta pelos Direitos Humanos.


Em solenidade realizada em Brasília (DF), na manhã desta quarta-feira, 21 de novembro, o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, assinou a “Carta Aberta – Empresas pelos Direitos Humanos”, documento do Estado Brasileiro que expressa o firme compromisso das empresas signatárias na defesa e promoção dos direitos fundamentais da pessoa humana. Estavam presentes o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Tofolli; a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, e o presidente em exercício da Câmara, Fábio Ramalho.

A assinatura se insere na solenidade de entrega do Prêmio Direitos Humanos 2018, bem como nas comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “O evento é um reconhecimento a todos vocês que enfrentam esta luta. Queremos agradecer também às empresas que assinaram esta carta que é um compromisso com as garantias aos direitos humanos. Todos aqui estamos unidos em torno do que realmente é importante: o fazer o bem”, disse o ministro de Desenvolvimento Humano, Gustavo Rocha.

EDUCA??O - Publicado em: 21/11/2018

Diretor do Instituto Ayrton Senna será ministro da Educação.


O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) definiu nesta quarta-feira (21) o nome de Mozart Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna, como o futuro ministro da Educação.

O anúncio será feito ainda na tarde desta quarta-feira (21). O educador foi sondado na semana passada e aceitou o convite em conversa com o capitão reformado.

Ele chegou a ser sondado pelo presidente Michel Temer (MDB) para o cargo, mas, na época, recusou. Da mesma forma declinou de um convite de João Doria (PSDB) para integrar o secretariado da Prefeitura de São Paulo.

Antes de assumir o cargo instituto, Ramos foi presidente do Movimento Todos pela Educação e professor e reitor da Universidade Federal de Pernambuco. Ele também foi secretário de Educação de Pernambuco.

Mozart é doutor em química pela Unicamp. Em entrevistas, defendeu a valorização da carreira dos professores como forma de resolver um dos gargalos da educação.

Em 2010, em entrevista à Folha, Mozart disse ser necessário criar uma agenda para a educação que não seja de governo, mas de Estado. “Há uma clareza muito grande de que, após a redemocratização do país, após a economia ficar sólida, a terceira revolução que a gente tem de fazer é a da educação: é preciso envolver toda a sociedade nisso.”

O desejo de Bolsonaro era ter à frente da pasta a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, mas ela demonstrou resistência em assumir o posto.

Na semana passada, em um encontro sigiloso, Viviane e Mozart se reuniram com o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Após a reunião, Mozart chegou a negar à Folha que tivesse havido sondagem para o cargo ministerial durante a reunião.

Nomeação representa um ponto para a deputada eleita Joyce Hasselmann (PSL), que foi quem apresentou Vivane a Bolsonaro. Ainda na campanha, Viviane visitou Bolsonaro em sua casa, no Rio.

Viviane é irmã de Ayrton Senna, piloto tricampeão brasileiro de Fórmula 1 que morreu em acidente em maio de 1994, enquanto competia na Itália.

Folhapress

POLITICA - Publicado em: 21/11/2018

Candidato derrotado a governador passa a integrar equipe de Fátima.


Professor Carlos Alberto, que disputou a eleição para governador do Estado pelo PSOL, é o novo membro da equipe de transição da governadora eleita, Fátima Bezerra, do PT.

Outro nome que apareceu na lista foi o de Jaime Calado, marido da senadora eleita pelo PHS Zenaide Maia e ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante.

Segue lista com os novos membros a Equipe de Transição:

1) Professora doutora  Íris Oliveira, Departamento de Serviço Social da UFRN

2) Carlos Alberto, professor doutor da UFRN e ex-candidato ao Governo pelo PSOL

3) Jaime Calado, médico e ex-prefeito de São Gonçalo

4) Nereu Linhares, advogado especialista em previdência pública

5) Ivênio do Espírito Santo, do Instituto óbvio

6) Marcus Guedes, economista, indicação do presidente da Fecomércio

EDUCA??O - Publicado em: 21/11/2018

João Câmara: SMEC realizará I Colóquio da Educação Municipal.


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC realizará nesta quinta-feira(22) o I Colóquio da Educação Municipal 2018 – Uma retrospectiva prazerosa.

O evento irá acontecer no Campus do IFRN de João Câmara nos turnos Matutino ( 7:30 às 11h) e Vespertino (13h30 às 17h).

Primeira página Página anterior