AUDIÃ?NCIA PÃ?BLICA - Publicado em: 01/04/2019
Audiência busca soluções para descontinuidade da assistência médica no RN.

Por proposição do deputado Francisco do PT, foi realizada na tarde desta segunda feira (01) audiência pública sobre o Programa Mais Médicos no Rio Grande do Norte. A finalidade do evento foi buscar soluções para os problemas de fixação e descontinuidade da assistência médica no interior do Estado.
De acordo com Francisco do PT, as recentes mudanças em torno do Programa Mais Médicos deixaram uma lacuna ainda maior a afetar os municípios. “Diversos municípios inclusive a capital está com dificuldades para encontrar profissionais médicos. Essa lacuna deixa a população desassistida. As regiões com maior vulnerabilidade social são as mais afetadas. “ Argumentou o deputado.
Para a deputada Isolda Dantas (PT), o debate deve ser mais amplo pois não se trata apenas de um programa social. “ Esse é um debate sobre o SUS. É preciso interiorizar os cursos de medicina com qualidade no sentido de formar profissionais para atuar no SUS e não apenas em clínicas.”, defendeu a deputada.
Representando a Secretaria de Saúde do Estado (SESAP), o secretário adjunto Petrone Espineli concordou que a relação entre médicos e população é muito baixa, pois falta profissionais para atender a demanda. “ Precisamos formar mais médicos. Houve um processo de migração dos profissionais dos municípios para o Programa Mais Médicos e isso causou problemas, uma vez que alguns municípios fizeram reposição, porém muitos não conseguiram fazer em tempo hábil e isso implica em perda de recursos. “, afirmou o secretário.
            
            Faça seu comentário
Comentários
Por: - em 01/01/1970































