SECA - Publicado em: 23/03/2017

Governo renova situação de emergência para 153 municípios afetados pela seca.


O governo publicou um novo decreto no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23) renovando por mais 180 dias a “situação de emergência por seca” para 153 municípios afetados no Rio Grande do Norte.

Segundo dados da Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca (SAPE), a escassez hídrica que castiga o Estado desde 2012 tem causado prejuízo anual estimado de cerca de R$ 4 bilhões. Esse valor representa uma redução superior a 50% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

O decreto se baseia em prognósticos da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), que mesmo com as chuvas esperadas para os meses de fevereiro, março e abril de 2017, as consequências causadas pela seca que persiste nos últimos cinco anos não deixarão de causar seus efeitos com a ocorrência de novas precipitações pluviométricas.

Com a situação emergencial, o governo fica dispensado de poderá contratar mediante dispensa de licitação as obras e os serviços que se mostrarem aptos a mitigar as consequências provocadas pela estiagem.

Faça seu comentário





O preenchimento de todos os campos são obrigatorios.

Comentários

Por: - em 01/01/1970